Logística empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO

A ASPI – Atividade de Simulação Profissional Integrada tem como objetivo, desenvolver nos alunos suas habilidades e competências que os permitam a tornarem profissionais criativos, ativos e críticos, articulando o conhecimento teórico com seu cotidiano profissional.

O tema central escolhido para ser desenvolvido nesse semestre é: Áreas de Atuação do Administrador e asDiversas Possibilidades de Atuação no Mercado Profissional. O tema específico a ser desenvolvido neste trabalho é: Logística Empresarial.

No inicio do século XX, surge Frederick Winslow Taylor (1856-1915), engenheiro americano, conhecido como o precursor da Teoria da Administração Cientifica, por ter apresentando os princípios da Administração Cientifica e o estudo da Administração como Ciência.Priorizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo de custo seguindo os princípios da seleção cientifica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência.

Henri Fayol (1841-1925), outro grande da administração, também engenheiro, veio a desenvolver a chamadaEscola Clássica da Administração, preocupado em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração. Preocupava-se principalmente com a estrutura organizacional da empresa, com a departamentalização e com o processo administrativo. Recentemente, a Escola Clássica reapareceu com Peter Drucker e a chamada Escola Neoclássica, preocupada com aadministração por objetivos.

Taylor e Fayol não se conheceram e jamais comunicaram seus pontos de vistas. Porem suas idéias se completava. Suas teorias dominaram as cinco primeiras décadas da administração de empresas. Taylor com a Escola da Administração Científica, Organização do Trabalho de cada operário. Fayol com a Escola Clássica da Administração, Organização da Empresa como um todo.O administrador tem uma ampla área de atuação no mercado, seja em empresas de pequeno, médio ou grande porte, públicas ou privadas. Podendo atuar nas áreas da: administração financeira, administração de materiais, administração mercadológica/marketing administração de produção, entre outras.

A administração financeira é a área que envolve a tesouraria da empresa. Ou seja, “cuida do dinheiro”.Controla o fluxo de caixa.

Já a administração de materiais, é o conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições.

Administração mercadológica/marketing é uma função organizacional que atua na empresa nos ramos de venda, canais de distribuições, consultoriapromocional, coordenação de promoções de produtos e serviços, informações comerciais, pesquisa de mercado, pesquisa de desenvolvimento de produtos, planejamento de vendas, promoções, tecnica comercial e varejo.

No ramo da Administração de pessoal, o profissional executa algumas funções básicas para o andamento das atividades de uma empresa: admissão de funcionários, controle de presença, treinamentoe orientação, compensação, e desligamento. A atividade de admissão executada pelo setor de administração de pessoal envolve todo o processo de avaliação de necessidade (abertura de vagas), desenvolvimento junto ao setor envolvido do perfil de trabalhador procurado, formas de divulgação da vaga, recepção, avaliação e seleção de candidatos.

O administrador de Produção opera no ramo de controlede produção, pesquisa de produção e planejamento de produção.

A logística empresarial tem como objetivo, prover o melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores em suas decisões estratégicas, buscando atender de forma eficiente às necessidades do consumidor final. Sendo um dos critérios utilizados pelas empresas para ganhar vantagens competitivas sobres...
tracking img