Logística empresarial (uma estratégia de competitividade)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
PROJETO A VEZ DO MESTRE





LOGÍSTICA EMPRESARIAL
(UMA ESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE)



Por: Guilherme Augusto Toledo Santiago



Orientador
Prof. Jorge Tadeu Vieira Lourenço


Rio de Janeiro
2009

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
PROJETO A VEZ DO MESTRE





LOGÍSTICA EMPRESARIAL
(UMAESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE)




Apresentação de monografia à Universidade Candi-do Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Engenharia de Produção
Por: . Guilherme Augusto Toledo Santiago




AGRADECIMENTOS
















A Deus, meu provedor (que tem me sustentado a cada dia); A minha Espo-sa (pelo apoio incondicional sempre); Aminha Filha (presente de Deus no meu lar); A minha Mãe (pelo estímulo nesta jornada); Aos amigos (pelos bons momentos).







DEDICATÓRIA
















Ao meu pai “in memoriam” pelo exemplo de coragem, simplicidade e persistência em suas metas. E a minha Esposa, minha Filha e minha Mãe por todo apoio.









RESUMO

O presente estudo busca apresentar umavisão macro da Logística Empresari-al. Nas últimas quatro décadas, a logística avançou do transpor-te/depósito/armazenagem para o nível estratégico da empresa. A logística em-presarial inclui todas as atividades de movimentação de produtos e a transfe-rência de informações, porém para a que seja gerenciada de forma integrada, a logística deve ser trabalhada como um sistema, ou seja, um conjunto decomponentes interligados, trabalhando de forma coordenada, com o objetivo de atingir um objetivo comum. A tentativa de otimização de cada um dos com-ponentes, isoladamente, não leva a otimização de todo o sistema. Ao contrá-rio, leva a sub-otimização. Tal princípio é normalmente conhecido como trade-off, ou seja, o princípio das compensações, ou perdas e ganhos. Desta forma, pretende-se apresentar asprincipais implicações da logística, citações das práticas logísticas existentes, bem como a descrição de formas e meios de a-plicar princípios logísticos, proporcionando uma base conceitual para integra-ção da logística como competência central na estratégia empresarial.







SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 07

CAPÍTULO I - A Logística Empresarial e sua missão 09

CAPÍTULO II -Distribuição Física 15

CAPÍTULO III - Administração de Materiais 21
39
CAPÍTULO IV - Nível de Serviço 2639

CONCLUSÃO 3147

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 3252

ÍNDICE 335
9
FOLHA DE AVALIAÇÃO 355


INTRODUÇÃO

A logística teve sua interpretação inicial ligada a estratégia militar, quase equi-valente à filosofia de guerra, quando estava relacionadaà movimentação e coordenação de tropas, armamentos e munições para os locais necessários.
Desta forma, o sistema logístico foi desenvolvido com o intuito de abastecer, transportar e alojar tropas propiciando que os recursos certos estivessem no local certo e na hora certa. Este sistema operacional permitia que as campa-nhas militares fossem realizadas e contribuía para a vitória das tropas noscombates. Atualmente temos o conceito expandido, aplicado à gestão empre-sarial.
Novaes (2001) comenta que a Logística moderna procura coligar todos os e-lementos do processo, prazos, integração de setores da empresa e formação de parcerias com fornecedores e clientes para satisfazer as necessidades e preferências dos consumidores finais.
A Logística empresarial nasceu da importância da redução decustos nas em-presas e na maior importância que se dá hoje em atendimento das necessida-des dos clientes. Quando todos os produtos se tornam iguais, a empresa mais competitiva será aquela que conseguir ser mais eficiente e eficaz, se anteci-pando a prováveis problemas que possam vir a enfrentar. Some-se a isso, que o mundo está se tornando cada vez mais um mercado global, as fronteiras...
tracking img