Logística - cadeia de suprimentos e outros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Metodista de São Paulo
Curso: Tecnólogo em Logística
Módulo: Gestão de Serviços
Unidade: Estrutura do Mercado de Serviços
Data: 07/10/2010
1. Serviço trata-se de uma ação oferecida por alguém ou parte a outros. Como desempenho é essencialmente intangível e normalmente não resulta na propriedade dos fatores de produção. O Serviço também pode ser definido como atividadeseconômicas que dão valor e fornecem benefícios.
2. Os fatores determinantes para o aumento da participação dos Serviços em nossa economia são: Urbanização- que se constitui da migração de pessoas para os centros urbanos, o que gera novas necessidades de serviços.
Alterações demográficas- que ocorre devido aumento da expectativa de vida e diminuição da mortalidade infantil graças aos avanços tecnológicos,da medicina e infraestrutura urbana.
Mudanças socioeconômicas- como, por exemplo, a inclusão da mulher no mercado de trabalho, provocando assim o surgimento de necessidades de serviços como domésticas, babás, creches, etc.
Consumidores exigentes- Com mais informação e aumento de consumo de serviços como academias, personal trainer, etc.
Mudanças da tecnologia- deve-se a internet crescimento denovos serviços e aprimoramento dos mesmos. Com acesso a mais informações (inclusive no mundo "globalizado" da internet), é possível estabelecer níveis maiores de critérios para o consumo, como também o desejo em obter cada vez mais serviços.
3. Elementos de transação do serviço ao cliente no setor logística/cadeia de suprimentos:
• Estabelecer níveis de estoque sempre tendo em mente à margem quemantém o menor custo com a facilidade do pronto atendimento.
• Selecionar a melhor modalidade de transporte visando à rapidez na entrega e economia.
• Determinar métodos de processamento do pedido, etc.

Universidade Metodista de São Paulo
Curso: Tecnólogo em Logística
Módulo: Gestão de Serviços
Tema: Terceirização e provedores de serviços logísticos
Data: 21/10/2010
01) Surgiumundialmente logo após a II Guerra Mundial como processo ou técnica administrativa quando indústrias bélicas procuraram auxílio para algumas atividades, pois pretendiam concentrar-se em sua atividade principal, ou seja, desenvolvimento e produção de armas.
No Brasil a princípio entendia-se como terceirização apenas a contratação de outras pessoas ou empresas, isso ocorreu primeiro na empresa Riocell. Sócom o passa do tempo atribui-se o conceito de gestão.
02) Na logística a terceirização ocorre em uma relação de parceria, para que a empresa fique focada apenas em suas tarefas essencialmente ligadas ao negócio em que atua.
03) As empresas que se especializaram para que segmento consiga trazer segurança para as empresas contratantes, além de redução de responsabilidades legais e trabalhistasjunto a funcionários.
04) Espera-se um melhor desempenho da atividade da empresa através de mudanças nas formas de transporte e armazenagem, que resultarão em: Redução dos ativos operacionais, redução de pessoal, aumento da flexibilidade e o mais importante redução de custos.
05) Para que se fortaleça através do acompanhamento de desempenho do provedor logístico.
06) Custo de transporte
Custo dearmazenagem
Prazo de entrega
Tempo de movimento
Níveis de estoque
Números de devoluções
Números de avarias
Números de pedidos atendidos
Obsolência
Números de reentrega.

07) Para que se tenha uma visão mais nítida sobre os benefícios e riscos que envolvem uma terceirização de serviços; faz-se necessário esboçar parâmetros que exemplifiquem esses pontos de análise. E que em minhaopinião os listados abaixo estão entre os principais:
Temos a redução de custos como o benefício mais visado, senão o principal na contratação de terceirização de serviços. Obviamente que não pode ser o único fator decisivo, pois o risco neste caso é o “barato sair caro”, ou seja, pagar menos, porém não adquirir o melhor serviço; perda de qualidade, e prejuízo na imagem da empresa junto aos...
tracking img