Logístaca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Transportes Modais

Tema 1 : Transportes Ferroviários
Tema2: transportes aeroviário
Tema 3: Transportes Marítimos
Tema4: Transportes Hidroviários
Tema5: Dutos
Tema6: Multimodalidade e Intermodalidade
Tema7: Transporte e logistica
Tema8: Conclusão
O transporte representa o elemento mais importante do custo logístico na maioria das empresas e tem papel fundamental na prestação do serviçoao cliente.Do ponto de vista de custos, Nazário (In : Fleury ET Al.., 200.126)afirma que o transporte representa em, média, cerca de 60 % das despesas logísticas.
Tema 1
Transportes ferroviários
O transporte ferroviário é muito utilizado principalmente no deslocamento de grandes tonelagens de produtos homogêneos, ao longo de distâncias relativamente longas. De modo geral, podemos afirmar queo transporte ferroviário, em quase todo o mundo, vem sendo considerado antiquado e decadente, e com isso, o volume de carga transportado pelo mundo vem decaindo, ano após ano.

Tema 2
Transportes Aéroviarios
O aéreo é um modal de transporte ágil e recomendado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes e encomendas urgentes. É competitivo para produtos eletrônicos, como porexemplo, computadores, softwares, telefones celulares, etc., e que precisam de um transporte rápido em função do seu valor, bem como de sua sensibilidade a desvalorizações tecnológicas (Keedi e Mendonça, 2000).

TIPOS DE NAVEGAÇÃO AÉREA
O transporte aéreo é o único dentro de sua característica, sua atividade, devido à velocidade, envolve com facilidade e rapidez vários países. Pode ser divididocomo segue
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO MODAL AÉREO

3.1. VANTAGENS

Este tipo de modal apresenta várias vantagens, das quais, apresentamos algumas a seguir, incluindo a rapidez da expedição, transporte e recebimento:

Ø usado com eficácia no transporte de amostras;

Ø ideal para transporte de mercadorias com urgência na entrega;

Ø por ter sua emissãoantecipada, o documento de transporte é obtido com maior rapidez;

Tema 3
Transportes Marítimos
A evolução do comércio está atrelada ao desenvolvimento de diferentes tipos de transporte, pois o incremento dos negócios originou a busca por novos meios de transporte.
Originalmente a tração era humana, movido pelo desejo de levar objetos de um lugar para o outro, para isso usando as próprias forças.Passado o tempo e as evoluções que ocorreram nesse período o transporte internacional acompanhou essa evolução, com navios cargueiros cada vez maiores dutos interligando continentes, ferrovias de norte a sul e linhas aéreas pelo mundo inteiro e hidrovias sendo viabilizadas por todo lado para isso usando a mais alta tecnologia
Devido a sua importância dentro da cadeia de abastecimento, o setor temrecebido especial atenção a nível gerencial, pois os custos dessa parte da cadeia são bastante relevantes.
Entre vantagens e desvantagens o transporte marítimo internacional conseguiu um nível de competitividade significante, pois é o mais utilizado entre países.
O órgão que regula o setor é o IMO (Internacional Maritime Organization). Fiscalizando a segurança, problemas ambientais, poluição econdições das embarcações.
A classificação do transporte internacional pode ser dividido em navegação de longo curso e cabotagem internacional (curso curto).

TIPOS DE EMBARCAÇÕES

NAVIO TANQUES: para transporte de petróleo e derivados
TANKER: derivados de petróleo
CHEMICAL: químicos e granéis líquidos
ULCC: petroleiro
SUEZMAX: petróleo, mais ou menos um milhão de barris
PANAMAX:petróleo ou derivados, mais ou menos 60 toneladas

DE PASSAGEIROS

NAVIO PORTA CONTAINER: utilizado para carga geral
NAVIO RO-RO: transporte de veículos
NAVIO MULTI-PROPOSITO: tem grande flexibilidade
NAVIO GRANELEIRO: cargas a granel
NAVIO LASH: ou porta - barcaças
NAVIO REEFER: cargas refrigeradas
NAVIO GASEIRO: para o transporte de gases
NAVIO SEA-BEA: transforma-se para varias...
tracking img