LOCAÇÃO - DIREITOS E DEVERES LOCATÁRIO E LOCADOR

1338 palavras 6 páginas
Locação - Contrato
O contrato que regulamenta as condições do aluguel de um imóvel chama-se contrato de locação ou locatício. É elaborado de acordo com um padrão de cláusulas e requisitos, deve ser lido e assinado pelo locador, pelo locatário e por duas testemunhas e, depois, registrado em cartório. Só assim ambos os lados garantirão seus direitos legais.
Anexado ao contrato, as imobiliárias e/ou os proprietários costumam apresentar um inventário do que se encontra no imóvel e do seu estado de conservação --um relatório de vistoria.
Também o inquilino deve fazer sua vistoria, antes de ocupar o imóvel, anotando todas as particularidades que tenha encontrado --a existência de lustres, chuveiros, manchas de umidade, o estado de conservação de janelas, vidros, portas, batentes, armários, soalho, pisos cerâmicos, azulejos etc.
Para ficar claro que se trata de uma vistoria desse imóvel, devem constar da relação as informações sobre o apartamento, o nome do locador e o do locatário.
Depois o inquilino precisa entregar o relatório ao proprietário ou a seu representante, para que o assine e guardar consigo uma cópia assinada. Se não quiserem assinar, o locatário pode registrar em cartório, como documento, o seu inventário do imóvel.

Documentos
Para elaborar e conferir um contrato de locação, é necessário ter os seguintes documentos:
Locador: matrícula do imóvel, RG, CPF, contas em dia de serviços públicos (água, luz e outros), carnê do IPTU e procuração (se o contrato for assinado por um representante).
Locatário: cópia da carteira de identidade e do CPF (idem para o cônjuge), RG, CPF e comprovante de renda (contracheque, Imposto de Renda).
Fiador (se houver): RG, CPF, escritura definitiva do imóvel dado em fiança e carnê do
IPTU.

Cláusulas e requisitos
Todos estes tópicos devem constar do contrato de aluguel: nome e qualificação do(s) locador(es), do locatário e do fiador, se houver; descrição e endereço do imóvel; valor do aluguel e índice

Relacionados

  • curso de direito financeiro e tribut rio ricardo lobo torres
    151052 palavras | 605 páginas
  • Coleção_Sinopses_v
    174786 palavras | 700 páginas
  • Principios contabeis
    192673 palavras | 771 páginas