LocadoraBD

2068 palavras 9 páginas
Padrões Projeto GOF

Taygro Rewbert Waldecy façanha Oliveira Junior Denys carneiro de lima
ADS/FATENE ADS/FATENE ADS/FATENE waldecyfa@hotmail.com dennysmitheo@hotmail.com

Resumo
Este trabalho consiste no desenvolvimento de um framework de acesso a banco de dados em Java baseado na análise de 6 dos 23 padrões de projeto GoF, catalogados na obra „Design Patterns: Elements of
Reusable Object Oriented Software‟ [1]. Cada padrão de projeto utilizado é analisado de forma em que é proposta uma hierarquia de classes típica, que pode ser aplicada a um problema específico e recorrente, observado em cenários de projetos orientados a objetos como o apresentado.
O objetivo do framework implementado é basicamente providenciar um meio simples e flexível de se mover um dado entre um objeto Java e um banco de dados relacional. Utilizando-se dos recursos da SQL descritos em arquivos XML, sem praticamente usar linhas de código JDBC, que, em grande parte das vezes é bastante prolixo. Em suma, visa-se a implementação de um framework que agilize e padronize a utilização de bancos de dados relacionais por aplicações Java.
Os Design Patterns explicados e exemplificados serão apenas os aplicados segundo as necessidades do desenvolvimento deste framework para que se evite a verborragia neste trabalho. Os exemplos apresentados estarão focados na tecnologia utilizada para o desenvolvimento do mesmo, no caso Java da Sun®
(Mais especificamente a versão 6). Mesmo sabendo que estes conceitos podem ser aplicados a outras plataformas de desenvolvimento, esta possível aplicabilidade não fez parte do escopo deste trabalho.

Palavras – chave: Padrões Gof, Artigo.

Abstract

This work

Relacionados