Lobolo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO GERAL DA DISCIPLINA

Em qualquer que seja o âmbito profissional urge a necessidade de ter em conta o nosso pessoal alvo, no que respeita a(s) cultura(s), a redescoberta da personalidade e a socialização, pilares fundamentais da vida em sociedade. Moçambique é um país povoado por vários universos culturais, tornando rico o campo da reflexividade em torno da cultura. Contudo, a referidariqueza, por outro lado complexifica o exercício do desenho de intervenções sociais, emergindo o risco de universalização de intervenções a todo o lado nacional, sem proceder aos devidos ajustes culturais, potenciando fracasso, desperdício de recursos financeiros bem como frustração nos potenciais beneficiários.

É a partir destes propósitos que nos propusemos analisar esta cadeira. Mas antes denos debruçarmos sobre a Antropologia no geral e da Antropologia Cultural de Moçambique em particular, deparamo-nos com uma série de indagações, maior parte das quais semelhantes a estas:

1. O que é a Antropologia? 2. Será a Antropologia uma Ciência? 3. O que faz da Ciência uma Ciência? 4. O que faz da Antropologia uma Ciência? 5. O que é Antropologia Cultural? 6. O que éAntropologia Cultural de Moçambique? 7. Haverá vantagem alguma no estudo da Antropologia? 8. Porque é que a análise antropológica cultural tem maior expressão nas zonas rurais, tradicionalmente férteis e não necessariamente para zonas urbanas? Será uma situação histórica da própria Antropologia?

É destas e muitas outras inquietações que apoquentam a própria existência humana, que se vê obrigada afazer uma análise minuciosa e crítica para desvendar o mistério deste “Homem” político, social e sobretudo fazedor de cultura.



I. ANTROPOLOGIA

1.1. Estatuto de Cientificidade da Antropologia

Qualquer que seja a ciência para se designar como tal, precisa necessariamente de clarificar o seu estatuto mediante a demonstração do seu objecto material e imaterial, seu objectivo ou finalidade aalcançar, seus métodos ou caminhos a seguir para desenvolver tal objecto e inclusive ser capaz de ser definida. A definição revela o seu carácter identitário e distintivo relativamente a outras formas de saber.

Etimologia: O termo Antropologia provém de dois vocábulos gregos: Anthropos, homem e logos, estudo, tratado, ciência; significa o estudo do homem.

No seu estatuto de ciência, ela encerratrês aspectos: Ciência social (o homem com os outros), ciência humana (o homem como um todo) e ciência natural (o homem e sua evolução).

1.2. Conceito de Antropologia

Lerma Martínez, define a Antropologia como o estudo sistemático do homem e as suas actividades e comportamentos.

Para Hoebel e Frost, a Antropologia é ciência da humanidade e da cultura.

A Antropologia visa ao conhecimentocompleto do homem, o que torna suas expectativas muito mais abrangentes.

Daí, podemos definí-la de uma forma mais ampla: Ciência que estuda o homem, suas produções e seu comportamento.

1.3. Objecto da Antropologia

Para toda a ciência se legitimar como tal, precisa de apresentar o seu objecto de estudo (objecto material e objecto formal):

1.3.1. Objecto material: estudo do homem. Não se deve porémesquecer a hipótese de existência de outras ciências que se debruçam sobre o homem, tais são os casos de Psicologia, genética, etc.

1.3.2. Objecto formal – A Antropologia toma em conta todos os aspectos da existência humana, biológica e Cultural, passada e presente, combinando esses diversos materiais, numa abordagem integrada do problema da existência humana. A Antropologia debruça-se sobre o homeme do seu comportamento no seu todo.

1.4. Métodos ou Princípios da Antropologia

Segundo Calderón, Método é um conjunto de regras úteis para a investigação, é um processo cuidadosamente elaborado, visando provocar respostas na natureza e na sociedade e, paulatinamente, descobrir sua lógica e suas leis.

A Antropologia vale-se de vários métodos de entre os quais:

1.4.1. Método Histórico

A...
tracking img