llxçx

299 palavras 2 páginas
A Independência do Brasil foi o momento em que se iniciou na história do país a liberdade de organização política em relação a Portugal. O Grito do Ipiranga dado pelo príncipe regente Pedro em 07 desetembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, transformou a colônia portuguesa nas Américas em um país independente.
Mas os motivos da proclamação da independência também estavam relacionados aeventos que ocorriam em Portugal. Após a vinda da Família Real portuguesa ao Brasil, em 1808, Portugal ficou sem um governante em seu solo.
Com o passar do tempo, a população passou a se manifestarpara que essa situação fosse mudada. Em 1820, ocorreu a Revolução Liberal do Porto, obrigando o rei D. João VI, que estava no Brasil, a retornar a Portugal. Em terras brasileiras, o rei deixou seufilho, Pedro, como príncipe regente.
Revolução Liberal do Porto
Em Portugal, as Cortes foram convocadas para elaborar a primeiraconstituição de Portugal. As Cortes eram a Assembleia Nacional, composta pela nobreza, pelo clero e pela burguesia. Faziam parte dessas Cortes deputados brasileiros que foram eleitos por uma pequenaparte da população, com o objetivo de participar da elaboração da constituição.
A expectativa dos deputados e da população brasileira era garantir algumas liberdades com essa constituição. Mas o queocorreu foi o contrário. O objetivo dos deputados portugueses era fazer, dentre outras coisas, com que o Brasil voltasse a ser colônia e seu comércio com outros países fosse proibido novamente.
Aselites do Brasil não aceitaram tal posicionamento, pois estavam ganhando muito dinheiro com o comércio dos portos brasileiros, principalmente com a Inglaterra. As elites passaram então a pressionar Pedroa não aceitar as imposições dos portugueses. Além disso, a autorização de publicação da imprensa no Brasil, que foi dada quando D. João VI estava no país, fez com que os ideais liberais

Relacionados