llpkpdlkpe

1053 palavras 5 páginas
Questões para reflexão
1) Porque políticas de regulamentação que impõe tabelamento de preços, tornando-os mais baixos do que seus respectivos níveis de equilíbrio de mercado, ocasionam escassez?
Na economia capitalista o sistema de preços é um mecanismo, havendo preços abaixo de tabela há também excesso de demanda, superando as quantias produzidas e ofertadas. Apesar de ser positivo ao consumidor, desestimula o empreendedor e resulta escassez.
2) De que forma a propaganda pode influir no comportamento dos consumidores?
A propaganda influencia diretamente no consumidor, aumentando consideravelmente o consumo.
3) Relacione o processo de abertura da economia brasileira (redução das barreiras às importações) com a evolução tecnológica e a melhoria da competitividade das indústrias nacionais.

Devido a redução das barreiras, aumentou a concorrência das empresas, pois os competidores globais instalaram-se no país, devido a isso e a redução de preços as empresa foram forçadas a investir em tecnologia.

Questões para revisão

1) Utilize as curvas da oferta e demanda para ilustrar de que forma cada um dos seguintes eventos afetaria o preço e a quantidade vendida e comprada da manteiga: a) aumento no preço da margarina b) aumento no preço do leite c) redução nos níveis de renda média
a)margarina
Determina o aumento da demanda de manteiga induzindo a um novo equilíbrio. Aumento de demanda, e preço.

b) leite
Por ser um insumo importante, elevaria os custos de outros produtos influenciando também na manteiga, o preço do equilíbrio sobe mas a quantidade de equilíbrio cai.

c) níveis de renda media
Caindo a renda, a demanda dos bens diminui, excecção dos bens inferiores, baratos e de baixa qualidade, aumentando a demanda deles.

2) Considere a seguinte situação hipotética . Se houvesse a necessidade de elevar o faturamento de uma empresa concessionária, o preço de uma viagem de ônibus deveria ser aumentado ou diminuído?
Devido a ser um item

Relacionados