llibras

2207 palavras 9 páginas
Ap. Bandinha Rítmica – ------------------------------------------------------- Prof.ª Jaqueline B. Porto MÚSICA E PERCUSSÃO Por Adelina Santos Barreto
AO PROFESSOR-- O comportamento de um professor de música diante de uma classe é muito importante. O professor de música necessita além do preparo musical, de uma orientação pedagógica segura que lhe sirva de instrumento de trabalho com as classes infantis, de diversos colégios de diferentes meios.
Minha primeira preocupação é musicalizar as crianças através de variados exercícios sonoras e utilização de algumas danças fáceis.
A ginástica das notas (do livro de Liddy Mignone) é um dos exercícios utilizados. Por intermédio dela, a criança toma conhecimento das notas, agradavelmente como uma recreação. Utilizo também, com o auxílio de um tambor, por exemplo, o exercício de palmas ritmadas. As crianças devem bater palmas sempre acompanhando o ritmo marcado por mim no tambor, ora acelerado, ora lento, ora moderado.
Uma valsa tocada ao piano é outro auxiliar, pois a classe faz o acompanhamento da música batendo palmas.
Faço, frequentemente, o exercício rítmico de pés e mãos ao compasso de uma marcha executada ao piano.
A recreação musical é muito importante para a musicalização da criança. As músicas do conhecimento da criança facilitam-lhe a adaptação. Ela age como fator de recreação educativa, socializando, disciplinando, desenvolvendo a atenção.
Organizo roda simples, roda com solo e coro, roda com acentuação rítmica, roda sentada, roda sentada, roda com dança para assegurar um exercício e uma recreação dentro dos moldes acima citados.
A marcha com tambor é executada distribuindo as crianças em grupos e dando-se a cada uma delas figuras musicais (semibreve, mínima, semínima, colcheia).
O jogo de bola em três tempos é o exemplo de treino musical que explicarei a seguir; forma-se uma roda e inicia-se o jogo obedecendo o compasso. O professor se

Relacionados

  • llibras
    529 palavras | 3 páginas
  • DNA o segredo da vida James D
    164756 palavras | 660 páginas