llgfgggg

844 palavras 4 páginas
OS REIS ENLOUQUECIDOS

O começo do século XIX foi uma época de pesadelo e sobressalto para reis e rainhas. Alguns perseguidos, outros destituídos, aprisionados, exilados, deportados ou mesmo executados em praça pública. Sendo que dois deles enlouqueceram. Em resumo, era uma época em que os monarcas literalmente perdiam a cabeça.

Em 1807 Napoleão Bonaparte estava no auge do seu poder, era o Imperador da França, seu triunfo representava o fim de uma etapa na história Européia. Porém envolveu-se em guerras intermináveis e, ao final de seu governo a monarquia francesa estava quebrada.

Esses problemas agravaram-se mais tarde, com o envolvimento da França na guerra da independência americana. O fornecimento de armas metrópole portuguesa era uma terra relativamente pobre porque a riqueza não parava ali. Lisboa funcionava apenas como um entreposto comercial. De lá, o ouro, a madeira e os produtos agrícolas do Brasil seguiam direto para a Inglaterra. Os diamantes tinham como destino Amsterdã e Antuérpia, nos Países Baixos.

_______________________________________

2. Sobrenome da família real portuguesa.

A outra explicação para a decadência era política e religiosa. De todas as nações da Europa, Portugal continuaria sendo, no começo do século XIX, a mais católica, a mais conservadora e mais avessa as idéias libertárias que produziam revoluções e transformações em outros paises. A força da igreja era enorme. Por escrúpulos religiosos, a Ciência e a Medicina eram atrasadas ou praticamente desconhecidas.

A exemplo disso temos o episódio em que D. José, herdeiro do trono, irmão mais velho de D. João, ao contrair varíola morreu, porque sua mãe, D. Maria I, tinha proibido os médicos de lhe aplicar vacina, por motivos religiosos. A rainha achava que a decisão entre a vida e a morte estava nas mãos de Deus e que não cabia a ciência interferir nesse processo.

A vida social pautava-se pelas missas, procissões e outras cerimônias religiosas. O comportamento

Relacionados