lkhg

327 palavras 2 páginas
Ao estudar um dado fenômeno físico natural nos interessa entender como certas propriedades ou grandezas associadas aos corpos e seus aspectos participam desse fenômeno. Assim sendo, para a compreensão de certo acontecimento, na natureza está implícito que devemos avaliar quantitativamente uma ou mais grandezas físicas e, portanto, utilizar e realizar medidas físicas.
Nesta experiência, realizamos medidas dos lados de uma face de um paralelepípedo (representado por uma mesa de madeira) utilizando uma régua milimetrada; do diâmetro externo e do diâmetro interno de um cilindro de metal; e do diâmetro e da massa de uma esfera de metal utilizando o paquímetro e a balança, respectivamente.
A régua milimetrada: instrumento de madeira, marfim, celuloide ou metal, de superfície plana e arestas retilíneas, próprio para traçar linhas retas e medir pequenas distâncias. Onde, perto da sua borda há uma escala, nesse caso em milímetros, e apresentando incerteza de ±1 m.
O paquímetro: (do grego: paqui (espessura) e metro (medida)) é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. Segundo a literatura, desenvolvido por um francês chamado Pierre Vierner (1580-1637), o qual inventou o método de subdividir em partes menores uma determinada divisão. Mais preciso que a régua com uma incerteza, nesse caso, de ±0,05 m.
A balança analítica mecânica tem passado por uma grande revolução nas últimas décadas, e é usada para se obter massas com alta exatidão. A primeira balança analítica de um prato apareceu no mercado em 1946. A velocidade e conveniência de se pesar com ela era muito superior à tradicional de dois pratos. Consequentemente, esta nova balança passou a ser usada na maioria dos laboratórios. Neste experimento sua incerteza é de ±0,01g.
Além das medidas de incertezas, o cálculo da densidade (relação entre a massa de uma substância e o

Relacionados

  • lkhg
    3283 palavras | 14 páginas
  • PIM BARDELLA
    235482 palavras | 942 páginas