Ljkhk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Inteligência Artificial: o Santo Graal 3
Dartmouth College 3
Eliza 3
Alan Touring 4
David Levy 4
Sistemas Periciais 5
Redes Neuronais 5
Conclusão 6


Índice de Figuras
Figura 1 - Estátua Alan Touring 4
Figura 2 - Figura 2 - Rede Neuronal 5

Inteligência Artificial: o Santo Graal
Fica aqui apenas uma pequena referência a uma das áreas de atualmente maiorinteresse para quem tenha um mínimo de curiosidade por estas coisas. Bill Gates acredita que um dia haverá computadores que poderão classificar de inteligentes; e eu acredito nele, porque ele também já acreditou em coisas em alturas em que mais ninguém acreditava e hoje possui bastante de algo de que ninguém duvida e todos nece$$itamos!

Dartmouth College

O termo “Inteligência Artificial”nasceu de uma conferência dada no Dartmouth College em 1956 onde se começou a discutir a possibilidade dos computadores poderem ser dotados de algumas capacidades normalmente associadas com a inteligência humana.
São elas: pensar e aprender. Mais nada… São conhecidas muitas histórias com jogadores de xadrez (incluindo as dos programas de xadrez que venceram os seus próprios autores) e outrasproezas e desaires. Para conhecerem algumas delas, recomendo vivamente a leitura do já citado “O Computador Criativo” de Donald Michie e Rory Johnston (ed. Presença - 1986), o livro mais completo, divertido e acessível que alguma vez encontrei sobre aquilo que os computadores são ou não capazes de fazer.


Eliza
Lá podem encontrar, por exemplo, aquela história de um programa de computador- o Eliza - que foi apresentado num encontro de Psicanalistas e que pretendia precisamente substituir um psicanalista na entrevista a um paciente. Isto, numa altura em que a psicanálise estava inteiramente na moda.
O programa era uma armadilha muito bem elaborada, mas bem explorado mostrava as suas falhas: por exemplo, à afirmação “Tenho dificuldade em dormir à noite”, o programa retorquia“Como é que sabe que tem dificuldade em dormir à noite?”… A explicação para a inocente pergunta da máquina está em que ela seguia um algoritmo que procurava palavras-chave nas frases escritas pelo paciente (como “pai”, “mãe”, “família”, “chefe”, “dificuldades”) e se não as encontrasse ou não entendesse o sentido da frase, pedia mais explicações.
Mas o que se pede na IA é muito mais do que isso, oque levanta algumas questões de princípio. Tantas, que tal como é também afirmado por Larry Tesler, “inteligência artificial é tudo aquilo que ainda não foi conseguido”.
Alan Touring
A questão principal aqui está justamente na ausência de definições claras dos termos pensar e aprender, para que alguém se sinta seguro ao sussurrar ao ouvido de um computador que ele é inteligente ou então poderberrar-lhe que é estúpido. Alan Touring, matemático inglês que prezava muito os computadores, teve uma ideia para um jogo que pudesse ajudar a determinar se um dado computador era ou não inteligente.
Figura 1 - Estátua Alan Touring
Figura [ 1 ] - Estátua Alan Touring
O jogo envolvia três entidades: o computador, uma pessoa para dialogar com ele e uma terceira pessoa que não podia ver as outrasduas durante o jogo. O jogo consistia em a segunda pessoa fazer perguntas ao computador e à primeira pessoa; o computador faria tudo para enganar o entrevistador e a primeira faria tudo para revelar a sua identidade. Ao fim de um determinado número de respostas, se o computador enganasse o entrevistador, poderia ser considerado inteligente, pelo menos de acordo com Touring. Cá para nós, istodepende muito do entrevistador escolhido!
David Levy
Atualmente, o teste de Touring parece não ser suficiente. Pelo menos é o que afirma o campeão de xadrez David Levy - que já venceu (embora perdendo e empatando algumas partidas) vários torneios de xadrez com computadores - pois os melhores desses programas são superiores a 99,5% dos jogadores de xadrez. E Karpov bem o deve ter sentido, naquele...
tracking img