Liçõees de 2 experiências

1931 palavras 8 páginas
Sobre o Estudo

O segundo estudo trata-se de uma dissertação de mestrado, que se desenvolveu dentro da perspectiva etnográfica.
Relembrando os conceitos da pesquisa etnográfica, é uma pesquisa qualitativa, rica em detalhes e significados culturais de um grupo, e busca na cultura deste grupo o enfoque para a compreensão da realidade que foi pesquisada, no entanto, em se tratando de pesquisa etnográfica na educação, a preocupação é o processo educativo pelo qual passa determinado grupo, e tem o objetivo de pensar o ensino e a aprendizagem dentro do contexto cultural e não apenas no âmbito da escola, relacionando o que foi aprendido dentro e fora dela.
No decorrer da análise da pesquisa, vamos perceber vários detalhes que comprovam sua abordagem etnográfica e também alguns pressupostos nela envolvidos.
A pesquisa ou estudo, teve como tema central a avaliação. Sua autora, Ruth, professora de um curso de pedagogia, começou a se interessar pelo assunto, porque suas alunas, que faziam estágio em escolas de ensino fundamental, faziam vários comentários principalmente no que se referia a avaliação, que a deixaram curiosa, quanto a este processo avaliativo das escolas; comentários como “ A professora só avalia com base nas provas”, “As professoras não tem critérios comuns”, “Cada um avalia de um jeito”.
Essa questão despertava um interesse ainda maior por conta do alto índice de repetência e evasão nos dois primeiros anos do ensino fundamental. A avaliação não era o único fator responsável por essa exclusão injusta, mas era o instrumento pelo qual ela de fato acontecia, porque sendo reprovado na avaliação, surgiam consequências com as quais o aluno deveria arcar.
Ela desejava respostas para algumas questões como: O que se passa na cabeça de uma professora ao reprovar o aluno, mesmo sabendo que isso provavelmente contribuiria para que ele se evadisse? Será que a professora tem consciência das consequências do seu ato? Será que é a professora que manipula o

Relacionados