Lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 E.M.E.F Profº Antônio Palma Sobrinho












TRABALHO DE GEOGRAFIA

tema: O lixoNome: Paulo Cézar de Oliveira Junior nº:24
5 ano B

Profª ValquíriaNa prática, nem sempre é uma tarefa fácil decidir o que vai para o “Lixo que não é lixo” e o que pode ser encaminhado parao aterro sanitário. Surgem dúvidas corriqueiras. É preciso lavar as embalagens? Se o papel molhou ele não pode ser reciclado? As confusões acabam levando à separação incorreta e representam custosadicionais. Em Curitiba, das 100 toneladas coletadas diariamente pelos caminhões especiais, 30 toneladas não são encaminhadas para a reciclagem. São materiais contaminados ou impróprios para oreaproveitamento, que chegam à usina de separação e acabam sendo levados para o aterro como lixo convencional.
O erro mais comum é misturar materiais “sujos”, que inviabilizam o reaproveitamento de outrosprodutos, conta o chefe de serviço de de limpeza pública da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Edson Rolim de Moura. “A pessoa acha que porque separou uma garrafa PET está colaborando com areciclagem. Mas se o processo não for bem feito, o trabalho é perdido. Se tiver resto de refrigerante, o líquido pode escorrer e sujar o papel seco que estava na sacola”, comenta.
Mas então precisa lavar asembalagens? Não, necessariamente. No caso de garrafas e caixas de leite, por exemplo, basta virá-las e deixar escorrer o conteúdo antes de colocar na sacola. Usar água potável para limpar vasilhasdestinadas à reciclagem é uma atitude controversa. Na maioria dos casos, representa desperdício de um recurso tão vital e caro. O ideal é que a água de reuso – como aquela que sai da máquina de lavar...
tracking img