Lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O LIXO URBANO
* Atualmente o lixo urbano apresenta-se como mais um dos grandes problemas ambientais porque sofre o planeta, ao lado da questão do aquecimento global, da escassez dos recursoshídricos, do desflorestamento, dentre outros.
* A geração de resíduos sólidos apresenta-se como um problema de graves proporções por causa da grande quantidade produzida diariamente e da potencialidadedo lixo em se transformar em foco de doenças, de contaminação do solo, do ar e das águas.
* Quaisquer atividades humanas produzem resíduos sólidos, e esses resíduos sejam domésticos, industrial,hospitalares ou escolares, precisam ter um destino, o material descartado deve ter um fim que não prejudique o meio ambiente.
* A urbanização das cidades, o crescimento populacional e o consumodesenfreado têm contribuído para o aumento de resíduos sólidos urbanos no Brasil.
* O cuidado com o descarte deste lixo tem crescido com a mesma proporção que a sua produção, tornando fatopreocupante as formas incorretas que acontecem na maioria das vezes.
* Dados recentes mostraram que no Brasil a disposição dos resíduos sólidos ainda se dá, na maior parte das cidades, em lixões, o queocasiona uma série de problemas de ordem social, econômica, sanitária, além da poluição e da contaminação do ambiente.

CONSEQUÊNCIAS PARA AS CIDADES
* O lixo representa, hoje, uma grande ameaçaà vida no Planeta por duas razões fundamentais: a sua quantidade e seus perigos tóxicos.
* Doenças relacionadas ao lixo doméstico, destacamos-
cisticercose, cólera, disenteria, febre tifoide,filariose, giardíase, leptospirose, peste bubônica, salmonelose e outras;

* Poluição dos mananciais - O principal poluente do lixo que afeta a qualidade da água dos mananciais de superfície esubterrâneos é o chorume, líquido resultante da lavagem dos lixões pelas águas das chuvas; é um dos maiores poluentes conhecidos;

* Contaminação do ar - A queima do lixo, que pode ser provocada...
tracking img