Lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Professor: Lawrence
Turma: 1º edificações
Ressumo critico sobre os textos relacionados com o lixo (resíduos):
Excesso de lixo: inteligência ou burrice?Os textos chamam a atenção para a destinação que nós seres humanos damos ao excesso do lixo que produzimos devido a esse modelo de sociedade consumista e insustentável onde os interessespróprios sempre se sobrepõem aos coletivos, afetando a nossa própria vida e principalmente dos demais seres que aqui habitam.
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos(Abetre), o problema com o lixo local pode ser 30 mil vezes maior, chegando a mais de 30 milhões de toneladas de resíduos destinados inadequadamente por ano, considerando- se o lixo doméstico, da limpezapública em geral (varrição e limpeza de ruas, áreas verdes, bueiros, córregos, etc.) e industrial.
E segundo Diógenes Del bel o maior desafio ambiental dos municípios brasileiros e a destinaçãocorreta de resíduos. Já que só em resíduos urbanos, são gerados aproximadamente 53 milhões de ton./ ano — como base para comparação: 1 milhão de toneladas de resíduos urbanos equivale a um estádio doMaracanã, preenchido desde o gramado até a marquise superior.
Deste total apenas 48% são destinados a aterros sanitários( públicos( 35%) e privados(13%)), que tem as condições adequadas deproteção do solo, tratamento de chorume e gás e monitoramento( fonte: Abrelpe). Do restante, cerca de 27 milhões de toneladas, 40% estão espalhados em lixões e os chamados aterros controlados e cerca de12% sequer são coletados. Sendo que uma grande parte desses resíduos vão parar nos oceanos, ameaçando a vida marinha.
Entre os resíduos despejados nos oceanos o principal vilão da vidamarinha é certamente o plástico— maravilha do século xx, produto maleável, flexível, multe uso, resistente... Ideal para produtos descartáveis, cada vez mais difundidos por essa sociedade de consumo e...
tracking img