Lixo e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA E INTERVENÇÃO

Temática: Lixo e Meio Ambiente
Área de Conhecimento: Ciências Naturais
Tipo de Atividade: Pesquisa e Intervenção
Título: Assuma a Responsabilidade Do Seu Lixo

Comentários gerais sobre as características do projeto
O projeto Lixo e Meio Ambiente – Assuma a responsabilidade do seu lixo, será desenvolvido pelos alunos da 4ª serie do Ensino Fundamental,através de atividades diversificadas. Este projeto foi proposto devido à constatação de elevados índices de desperdícios na Escola com reflexo na comunidade.
Justificativa
A Escola apresenta elevados índices de desperdícios tanto de material didático, quanto da merenda escolar. Também se verifica falta de zelo pelo patrimônio da escola.
Diante dessa problemática sentiu-se a necessidade do estudo arespeito do desperdício de materiais: Assuma a responsabilidade do seu lixo, visa à formação de atitudes de proteção dos recursos naturais, através de estratégias dinâmicas e significativas.
O projeto será executado pelos alunos da 4ª serie do Ensino Fundamental, e tem por objetivo estimular a comunidade envolvida a aquisição de atitudes que visem à utilização racional dos recursos naturais emateriais da escola.
Diante deste contexto, espera-se, minimizar o desperdício existente na escola e na comunidade incentivando o aproveitamento dos resíduos supostamente inaproveitáveis.

Objetivos
Estimular a conscientização da comunidade envolvida para que possam utilizar os recursos naturais de forma racionais, evitando desperdício de materiais;
Incentivar a valorização dos recursosmateriais da escola;
Identificar o tipo de lixo produzido na escola e na comunidade, ressaltando os riscos que representam a saúde e ao meio ambiente;
Relacionar os tipos de lixo produzido ao consumo e aspectos sócio-econômicos e ambientais;
Produzir textos, boletins informativos, painéis e revistas em quadrinhos sobre o tema, Assuma a responsabilidade do seu lixo, visando o desenvolvimento deatitudes para proteção ambiental e promoção da saúde.
Metodologia
Problematização;
Aula expositiva e dialogada;
Trabalhos coletivos e individuais;
Debates;
Pesquisa de campo;
Apresentação de vídeo;
Leitura e produção de textos;
Realização de palestras.
Desenvolvimento do Projeto
O presente projeto será desenvolvido pelos discentes da 4ª serie do Ensino Fundamental, sob a orientação dosprofessores de Geografia, História, Ciências e Artes.
Inicialmente os professores envolvidos apresentarão o problema aos alunos e, em conjunto, realizarão o planejamento da proposta de trabalho, onde serão definidos o tempo de execução das atividades e as regras de comportamentos a serem adotadas durante o desenvolvimento.
De posse do planejamento, os alunos serão orientados a fazer o levantamentodos problemas ambientais relacionados ao lixo com reflexão na qualidade de vida, na escola e na comunidade, com os dados os alunos farão associações e produções de textos. Os alunos também serão orientados a realização de leituras e discussões de textos, livros e revistas, sobre o problema em questão.
Embasados nestas leituras, os alunos irão produzir cartilhas para divulgação na comunidadeescolar e comunidade local. Nas oportunidades seguintes, docentes e discentes elaborarão um documento em forma de oficio a ser encaminhada ao presidente da Limpurb – Empresa de Limpeza Urbana Municipal, responsável pela coleta seletiva, Srº. Álvaro Siulveira Filho, solicitando técnicos para palestrar sobre o tema do projeto focando meio ambiente, escola e comunidade. Após a palestra alunos orientadospelos seus professores debaterão a temática, produzirão cartazes e brinquedos socializando com a escola e sua comunidade.
Na etapa seguinte vão construir perguntas provocativas com objetivo de conhecer e identificar o uso e destino do lixo. De posse do resultado de pesquisa, será realizada uma campanha educativa na comunidade, através de passeatas em algumas ruas do bairro, com faixas, cartazes e...
tracking img