Lixo urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LIXO URBANO
Com grande promiscuidade, geralmente em locais pouco visíveis aos moradores, os lixões estão próximos às cidades, com cheiro forte e desagradável, resíduos de toda natureza. De pensar é um rejeito social, de ver é repugnante.
Nos lixões, há diariamente descargas de muitas toneladas de lixo. Em Belo Horizonte, por exemplo, são descarregadas 2,7 mil toneladas; no Rio de Janeiro 3,2mil toneladas; em São Paulo 15 mil toneladas, no Brasil estima que são recolhidos 100 mil tonelados por dia. (dezembro de 2009)
É o mundo de esperança de alguns miseráveis revirando sacos plásticos a procura de coisas que possam ter valor. Chorume infiltrando na terra contaminando, com certeza, os lençóis de água.
São raras as cidades que possuem aterros sanitários e o lixo é jogadoaleatoriamente sem os devidos cuidados. E quando tem aterros sanitários, como saber se eles são confiáveis? Quem vai inspecionar e como, se a impermeabilização foi construída de maneira correta e se está atendendo depois de coberta com resíduos?
 
1. Lixões e Aterros sanitários;
2. O que é lixo?
3.  Descarte um problema cultural que vem de gerações;
4. Não há coleta seletiva se o descartenão for seletivo;
5. Compostagens.

1 - Lixões e Aterros sanitários
Os lixões comuns e aterros sanitários tem sido o motivo de desvio dos bons costumes a atender necessidades de crianças carentes, curiosas, em busca de uma novidade qualquer, um brinquedo inédito ou algo ilusório.
Tem sido uma escola oferecendo um aprendizado promíscuo, indesejável, disponível a ingênuos e supostosresponsáveis pelo futuro do país. Crianças desprotegidas vitimam do infortúnio, possíveis discípulos da promiscuidade ou candidatos a farrapos humanos.
Há quem disputa com os urubus restos de comida, e o mais chocante, é que nos lixões das grandes cidades, com certa frequência, são encontrados cadáveres envoltos em sacos plásticos.
Isso é uma desgraça pública?  É uma calamidade? Seres humanos sendodescartados em lixões das grandes cidades? Para muita gente isso é inacreditável, mas é uma realidade mostrada pela televisão. É uma realidade lamentável e invisível aos olhos da população. Não é evidente ao público e o problema tem sido um dos maiores desafios para as administrações publicas. 

2 - O que é lixo?
Segundo definição buscada na internet, "Resíduo ou lixo, é qualquer materialconsiderado inútil, supérfluo, e/ou sem valor, gerado pela atividade humana, e a qual precisa ser eliminada. É qualquer material cujo proprietário elimina, deseja eliminar, ou necessita eliminar".
São resultantes da atividade domestica e comercial. A sua composição varia de população para população. Vai depender da situação socioeconômica e das condições e hábitos de vida de cada um. Podem serclassificados das seguintes maneiras:

* Matéria orgânica: Restos de comida, da sua preparação e limpeza...
* Papel e papelão: Jornais, revistas, caixas e embalagens...
* Plásticos: Garrafas, garrafões, frascos, embalagens, boiões, etc.
* Vidro: Garrafas, frascos, copos, etc.
* Metais: Latas.
* Outros: Roupas, borracha, madeira, óleos de cozinha e óleos de motor e resíduosinformáticos...
Existem também alguns tipos de resíduos que são denominados tóxicos. Que  necessitam de um destino especial para que não contaminem o ambiente, como aerossóis vazios, Pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, restos de medicamentos, lixo hospitalar etc.
Sem considerar os resíduos, que precisam de destino especial, que representam uma percentagem muito pequena em ralação ao volume quevai para os lixões ou aterros, e que precisam de destino especial, como os tóxicos e hospitalares, é fácil entender que papel não é lixo, lata (metais) não é lixo, plásticos não são lixos etc. Esses são materiais recicláveis, tem valor, e segundo a definição, não é inútil, além de oferecer oportunidades para ‘catadores' ganhar alguns trocados.
Contudo se misturar esses materiais com resíduos...
tracking img