Lixo urbano um desafio a ser vencido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

LUCAS VINICIUS DOS SANTOS

LIXO URBANO UM DESAFIO A SER VENCIDO

Ji-Paraná - Rondônia
2010

LUCAS VINICIUS DOS SANTOS

LIXO URBANO UM DESAFIO A SER VENCIDO

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Nortedo Paraná, para a disciplina de Introdução à Gestão Ambiental.

Profª. Cristina Célia Krawulski

Ji-Paraná - Rondônia

2010

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO ..............................................................................................4

2 - Ji- Paraná coração de Rondônia..............................................................5

3 - Ji-Paraná e os Resíduos sólidos...............................................................5

4 - Ji-Paraná e a coleta seletiva do lixo.........................................................7

6 - CONCLUSÃO ...............................................................................................9

REFERÊNCIAS................................................................................................10

1 - INTRODUÇÃO

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil recolhe aproximadamente cerca de 240 mil toneladas de lixo por dia, cabendo a cada brasileiro, em média, a produção de um quilo de lixo doméstico por dia.

Dispõe o IBGE, que em média 35% do lixo poderia serreutilizado ou reciclado, como vidro, o plástico, o alumínio, o papelão dentre outros, incluindo neste rol a parte que poderia ser transformada em adubo orgânico.

Desse modo, o objetivo do trabalho é mostrar a atual realidade ambiental em que o municipio de Ji-Paraná no estado de Rondônia se encontra, bem como levantar informações sobre a coleta e destinação do lixo e seus impactos ambientais,economicos e sociais.

2 - JI- PARANÁ CORAÇÃO DE RONDÔNIA

Ji-Paraná é um município do estado de Rondônia, com uma população de 111.010 habitantes (IBGE 2009). É a segunda cidade mais populosa do estado. A cidade é movida principalmente por grandes indústrias do setor agropecuario, frigorifícos e laticínios. A cidade também é conhecida por Coração de Rondônia, devido a localização da cidadena região central do estado e a presença de uma ilha, com o formato que lembra um coração.

Figura 1- Ilha do coração

3 - JI-PARANÁ E OS RESÍDUOS SÓLIDOS

Cada jiparanaense gera diariamente uma média de 700 gramas de lixo, o que dá aproximadamente de 70 a 72 toneladas de lixo coletadas diariamente, segundo dados da Marquise S.A, empresa que coleta o lixo no município. Segundo ogerente da empresa, Celso Periotto, “Ji-Paraná esta dentro da média da Região Norte que é de 700 gramas por pessoa. Mas essa quantidade de lixo coletado sobe principalmente em épocas de poda de árvores e produção de mangas, quando chegamos a coletar 80 toneladas”.
A empresa conta com 37 funcionarios, seis pertecem ao setor administrativo e trinta e um, ao setor operacional da produção, divididoem dois turnos de oito horas. A Marquise S.A, recolhe o lixo depositando no aterro controlado localizado a uma distância de 12 a 13 Km do centro de massa. No aterro sanitário de Ji-Paraná, o lixo domestico é tratado, os catadores de material reciclavel, retiram o que lhes interessam para ser comercializado e quando termina a catação, um trator da empresa empurra o lixo para as valas eposteriormente são coberto com argila.

Figura 2- Veículo coletor de lixo Figura 3- Depósito de lixo

A Marquise S.A, possui uma frota de caminhões para realizar a coleta do lixo, sendo, três veículos coletores, um veículo caçamba, um veículo fiorino para coleta do lixo hospitalar, um veículo saveiro de apoio e duas motos para fiscalização e controle do serviço. No aterro controlado...
tracking img