Lixo: uma questão de postura e consciência

Problemática Ambiental sobre Resíduos Sólidos de Sete Lagoas MG.



1. Introdução

Segundo Lima (1995), o aumento populacional exige maiorincremento na produção de alimentos e bens de consumo direto. A tentativa de atender esta demanda faz com que o homem transforme cada vez mais matérias primas em produtos acabados, gerando, assim, maioresquantidades de resíduos que, dispostos inadequadamente, comprometem o meio ambiente, Se tornando necessária medidas de educação ambiental. Assim tem-se a necessidade disseminar uma melhor compreensãodos problemas causados pelo lixo educar a sociedade a respeito de suas consequências, mas também descobrir e proporcionar soluções educativas.

Um dos problemas mais sérios que qualquer cidadeenfrenta, mas que é particularmente grave nas enormes aglomerações urbano-industriais, é o Resíduo sólido (Lixo).

O Pnuma informou que, todos os anos, as cidades geram 1,3 bilhão de toneladas deresíduos sólidos. Segundo as estimativas da agência, a quantidade de lixo deve chegar a 2,2 bilhões de toneladas até 2025. A situação é mais grave nos países de baixa renda, onde, muitas vezes, o volume decoleta do lixo não alcança sequer a metade da quantidade produzida. Ainda segundo informações da organização, as cenas de lixos amontados às margens de rios, queimadas a céu aberto e lixo tóxico sãocada vez mais frequentes, assim como a atração de moscas e ratos em lixões a céu aberto. (Informações do site EcoDesenvolvimento.org).

A problemática ambiental gerada pelo lixo é de difícil solução ea maior parte das cidades brasileiras apresentam um serviço de coleta que não prevê a segregação dos resíduos na fonte (IBGE,2006). Nessas cidades é comum observarmos hábitos de disposição finalinadequados de lixo. Materiais sem utilidade se amontoam indiscriminada e desordenadamente, muitas vezes em locais indevidos como lotes baldios, margens de estradas, fundos de vale e margens de lagos e... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). Lixo: uma questão de postura e consciência. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lixo-Uma-Quest%C3%A3o-De-Postura-e/854582.html

MLA

"Lixo: uma questão de postura e consciência" TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lixo-Uma-Quest%C3%A3o-De-Postura-e/854582.html>.

MLA 7

"Lixo: uma questão de postura e consciência." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lixo-Uma-Quest%C3%A3o-De-Postura-e/854582.html>.

CHICAGO

"Lixo: uma questão de postura e consciência." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lixo-Uma-Quest%C3%A3o-De-Postura-e/854582.html.