Lixo: uma questão de postura e consciência

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2610 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 7 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lixo: uma questão de postura e consciência

Problemática Ambiental sobre Resíduos Sólidos de Sete Lagoas MG.



1. Introdução

Segundo Lima (1995), o aumento populacional exige maior incremento na produção de alimentos e bens de consumo direto. A tentativa de atender esta demanda faz com que o homem transforme cada vez mais matérias primas em produtos acabados, gerando, assim, maioresquantidades de resíduos que, dispostos inadequadamente, comprometem o meio ambiente, Se tornando necessária medidas de educação ambiental. Assim tem-se a necessidade disseminar uma melhor compreensão dos problemas causados pelo lixo educar a sociedade a respeito de suas consequências, mas também descobrir e proporcionar soluções educativas.

Um dos problemas mais sérios que qualquer cidadeenfrenta, mas que é particularmente grave nas enormes aglomerações urbano-industriais, é o Resíduo sólido (Lixo).

O Pnuma informou que, todos os anos, as cidades geram 1,3 bilhão de toneladas de resíduos sólidos. Segundo as estimativas da agência, a quantidade de lixo deve chegar a 2,2 bilhões de toneladas até 2025. A situação é mais grave nos países de baixa renda, onde, muitas vezes, o volume decoleta do lixo não alcança sequer a metade da quantidade produzida. Ainda segundo informações da organização, as cenas de lixos amontados às margens de rios, queimadas a céu aberto e lixo tóxico são cada vez mais frequentes, assim como a atração de moscas e ratos em lixões a céu aberto. (Informações do site EcoDesenvolvimento.org).

A problemática ambiental gerada pelo lixo é de difícil solução ea maior parte das cidades brasileiras apresentam um serviço de coleta que não prevê a segregação dos resíduos na fonte (IBGE,2006). Nessas cidades é comum observarmos hábitos de disposição final inadequados de lixo. Materiais sem utilidade se amontoam indiscriminada e desordenadamente, muitas vezes em locais indevidos como lotes baldios, margens de estradas, fundos de vale e margens de lagos erios.

Entre os impactos ambientais negativos que podem ser originados a partir do lixo urbano produzido estão os efeitos decorrentes da prática de disposição inadequada de resíduos sólidos em fundos de vale, às margens de ruas ou cursos d’água (falta de educação ambiental). Essas práticas habituais podem provocar, entre outras coisas, contaminação de corpos d’água, assoreamento, enchentes,proliferação de vetores transmissores de doenças, tais como cães, gatos, ratos, baratas, moscas, vermes, entre outros. Some-se a isso a poluição visual, mau cheiro e contaminação do ambiente.

Os problemas relacionados com o sistema de limpeza urbana e o destino dado ao lixo na cidade de Sete Lagoas, localizada no Estado de Minas Gerais, Sudeste do Brasil não fogem à regra da maioria dos municípios depequeno e médio porte brasileiros no que se refere à ausência de prioridade voltada a esse serviço. O manejo dos resíduos sólidos, da cidade de Sete Lagoas/ MG, depende do seu modo de organização espacial como acondicionamento, coleta, transporte e destino final. “A importância deste sistema é ressaltada quando se analisa o problema do manejo considerando os impactos socioambientais produzidospelo Lixo” (PAES, 1982;243).
Existem também alguns tipos de resíduos que são denominados tóxicos. Que necessitam de um destino especial para que não contaminem o ambiente, como aerossóis vazios, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, restos de medicamentos, lixo hospitalar etc.

Com o uso do GEO (Global Environment Outlook) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - IBAMA, que foicredenciado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA como uma instituição técnico-científica. Tal metodología se baseia na implementação ou formatação da Matriz Pressão, Estado, Impacto e Resposta - PEIR a qual trata de avaliar o efeito da urbanização sobre o meio ambiente natural ou vice-versa, tem como foco a sustentabilidade.  

Trata-se inicialmente detectar quais os elementos...
tracking img