Lixo solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Apresentação





CIEP MUNICIPALIZADO 147 CECÍLIO BARROS PESSOA



Alunas : Carolina e Raquel



Disciplina :Ciências



Professora :Márcia



Turma :601

Série : 5ª Ano :6º





































O solo



O solo é um corpo de material inconsolidado, que recobre a superfície terrestre emersa, entrea litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar).

É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo de um tempo.

O solo, contudo, pode ser visto sobre diferentes ópticas. Para um agrônomo, através daedafologia,solo é a camada na qual pode-se desenvolver vida vegetal. Para um engenheiro civil, sob o ponto de vista da mecânica dos solos, solo é um corpo passível de ser escavado, sendo utilizado dessa forma como suporte para construções ou material de construção. Para um biólogo, através da ecologia e da pedologia, o solo infere sobre a ciclagem biogeoquímica dos nutrientes minerais e determina os diferentesecossistemas e hábitats dos seres vivos.

▪ Pedogênese é o processo químico e físico de alteração (adição, remoção, transporte e modificação) que atPrincipal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento (H2O, O2 e nutrientes) e disseminação;
▪ Reciclagem e armazenamento de nutrientes e detritos orgânicos;
▪ Controlo do fluxo da água e acção protectora da qualidade da águasubterrânea;
▪ Habitat para a fauna do solo.
ua sobre um material litológico, originando um solo.

▪  primeira camada é rica em húmus, detritos de origem orgânica. Essa camada é chamada de camada fértil. Ela é a melhor para o plantio, e é nessa camada que as plantas encontram alguns sais minerais e água para se desenvolver.
▪ A outra camada é a camada dos sais minerais. Ela é dividida em trêspartes:
▪ A primeira parte é a do calcário. Corresponde entre 7 e 10% dessa camada.
▪ A segunda parte é a da argila, formada geralmente por caolinita, caulim e sedimentos de feldspato. Corresponde de 20 a 30% dessa camada.
▪ A última parte é a da areia. Esta camada é muito permeável e existem espaços entre as partículas da areia, permitindo que entre ar e água com mais facilidade.Esta parte corresponde de 60 a 70% da camada em abertura com o Magma.
▪ A terceira camada é a das rochas parcialmente decompostas. Depois de se decomporem totalmente, pela ação da erosão e agentes geológicos, essas rochas podem virar sedimentos.
▪ A quarta camada é a de rochas que estão inicialmente começando a se decompor. Essas rochas podem ser chamadas de rocha matriz.
ão aqueles que temgrande parte de suas partículas classificadas na fração areia, de tamanho entre 0,05 mm e 2 mm, formado principalmente por cristais de quartzo e minerais primários. Os solos arenosos têm boa aeração e capacidade de infiltração de água. Certas plantas e microorganismos podem viver com mais dificuldades, devido à pouca capacidade de retenção de água.


Solos siltosos

São aqueles que tem grandeparte de suas partículas classificadas na fração silte, de tamanho entre 0,05 e 0,002mm, geralmente são muito erosíveis. O silte não se agrega como as argilas e ao mesmo tempo suas partículas são muito pequenas e leves. São geralmente finos.


Solos argilosos

São aqueles que tem grande parte de suas partículas classificadas na fração argila, de tamanho menor que 0,002mm (tamanho máximo de umcolóide). Não são tão arejados, mas armazenam mais água quando bem estruturados. São geralmente menos permeáveis, embora alguns solos brasileiros muito argilosos apresentam grande permeabilidade - graças aos poros de origem biológica. Sua composição é de boa quantidade de óxidos de alumínio (gibbsita) e de ferro (goethita e hematita). Formam pequenosgrãos que lembram a sensação táctil de...
tracking img