Lixo refeito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Antes de chegar ao seu destino final, o lixo, na maioria das partes das cidades, não passa pela coleta seletiva ou por qualquer outro processo, o que inviabiliza o emprego das técnicas mais avançadas no processo de sua decomposição ( como a biorregulação, por exemplo ). A consequência é que o lixo demora muito tempo para se decompor, trazendo uma série de transtornos, comoas eventuais visitas de catadores de lixo ao Aterro Sanitário para a seleção de materiais potencialmente recicláveis, diminuição da vida útil do aterro (devido a grande quantidade de lixo depositado diariamente) e, consequentemente, posteriores gastos com a aquisição de novos aterros para a implementação de novos aterros.
A reciclagem de lixo é a solução para uma grande parte dosproblemas ambientais e fonte de renda para muitas pessoas. Na sociedade atual, a “cata de lixo” assumiu condição de atividade econômica. No entanto o lixo é uma atividade rentável, e poderia ser melhor aproveitado oferecendo menor risco se houvesse uma educação da sociedade no sentido de contribuir com uma coleta seletiva do material reciclável.
A proposta inicial deste trabalho é acoleta de dados para proporcionar um estudo breve, sobre o armazenamento, a coleta e o destino do lixo no Município de Viçosa situado no estado de Alagoas.
O presente trabalho pode ser classificado, quanto a sua natureza, como pesquisa aplicada relacionada às questões de coleta e destino do lixo, pois o objetivo é gerar conhecimento para aplicação teórica.

05
REVISÃO DE LITERATURAO lixo urbano constitui-se atualmente uma preocupação ambiental em todo o planeta. Pouco se conhece sobre os efeitos relacionados à saúde causados pelo armazenamento a seu aberto, coleta inadequada e as práticas inadequadas utilizadas pela população em relação a este resíduos. O lixo defini-se de uma forma geral como tudo que não serve para ser utilizado e consideram-no como um problema quandoeste se encontra acumulado no meio ambiente, sendo capaz de provocar incômodos como mal cheiro ou como poluição visual causando também a presença de animais e acarretando doenças em crianças e adultos. (O que é lixo afinal? Como pensam mulheres residentes na periferia de ma grande centro urbano. RÊGO, BARRETO, KINLLI NGER).
O ser humano produz resíduos desde o início de sua história. Napré-história, o homem era um ser nômade e a sua sobrevivência provinha totalmente da natureza. Alimentava-se da caça, da pesca e dos vegetais encontrados, assim, o que restava de sua alimentação eram as ossadas, as peles e os restos vegetais, que eram aban¬donados pelo caminho, no solo, e retornavam ao ciclo natural. A característica nô¬made do homem é muito importante e deve ser considerada, visto que,por isso, seus resíduos não ficavam acumulados em um só lugar, eram espalhados por diver¬sas áreas.
À medida que o homem foi evoluindo, formaram-se grupos sociais que se fixaram em certos lugares, e mais tarde estabeleceram as comunidades, surgindo então as cidades. Quando se fixou, o homem deixou de ser nômade e não se mudou mais. A população foi crescendo e com isso os resíduos produzidos poresta nova sociedade aumentaram e se acumularam em certo espaço, que a partir de determinado tempo passou a ficar saturado.
Junto com a evolução da sociedade humana veio a evolução da indústria, com seu ápice na Revolução Industrial, por volta do século XVIII. A partir desta, o homem passou a consumir produtos industrializados e artificiais. Houve um aumento da facilidade de consumo – maisprodutos disponíveis a preços mais baixos – que con-tribuiu para o surgimento do desperdício. Andando um pouco mais adiante, na linha do tempo da Revolução Industrial, houve o aparecimento dos materiais sintéticos substituindo o uso de matérias-primas naturais.
Os polímeros sintéticos, como plástico, por exemplo, foram uma das maiores desco¬bertas da indústria, ao mesmo tempo em que uma das mais...
tracking img