Lixo radioativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resíduo radioativo - é formado por resíduos com elementos químicos radioativos que não têm ou deixaram de ter utilidade, resumindo, o lixo nuclear é todo resíduoformado por compostos radioativos que perderam a utilidade de uso.

Este lixo é produzido por diversas fontes, sendo as principais:

- Usinas nucleares: após oprocesso de fissão nuclear, o que sobra do uso do urânio é considerado lixo nuclear.

- Armas Nucleares: na fabricação, manutenção ou desativação deste tipo dearma, vários resíduos nucleares são gerados.

- Laboratórios de exames clínicos: alguns instrumentos de exames médicos usam produtos radioativos como, porexemplo, máquinas de raio-x.

A destinação do resíduo radiativo é um dos problemas mais sérios resultantes do uso da energia nuclear, podendo ainda ser oriundo deoutros usos, tais como o resíduo hospitalar.

O lixo nuclear deve ser transportado, tratado e isolado com máximo rigor de cuidado, seguindo diversas normas desegurança internacionais, a fim de evitar qualquer tipo de acidente ou contaminação. Um dos principais problemas atuais é o destino deste tipo de lixo.

O contato doser humano com este tipo de lixo pode ter como conseqüência o desenvolvimento de várias doenças (câncer é a principal) e até a morte imediata.

A radioatividadedeste material diminui com o tempo. Todo radiosótopo tem uma meia-vida, ou seja, o tempo necessário para perder metade (½) de sua radioatividade. Eventualmente todoresíduo radioativo decai para um elemento não-radioativo. Por exemplo: passados 40 anos, a maioria dos resíduos de combustível nuclear perde 99,9% de radiação.
tracking img