lixo minimo, uma proporta ecologica para hotelaria

4221 palavras 17 páginas
LIXO MINIMO, UMA PROPOSTA ECOLÓGICA PARA HOTELARIA.

A primeira descoberta, quando se pensa em cuidar do próprio lixo, é que há um lixo único, genérico. Há vários tipos de lixos, inclusive um lixo limpo, reciclável, que pode ter variadas destinações, que vão desde a sua doação para projetos sociais até a sua reutilização, como matéria prima para outros produtos.
Para aproveitar da melhor forma possível o lixo e transforma-lo de algo indesejável em algo reaproveitável, é necessário conhecer os diferentes tipos de lixos para saber separa-lo e guarda-los de forma adequada. Basta identificar três categorias básicas:
Inorgânico – que não desmancha, isto é, os recicláveis.
Orgânicos – que desmancha.
Tóxicos – pilhas e baterias.
O lixo não é sinônimo de sujeira, mas pode se tornar apenas sujeira se não forem adotados alguns cuidados bastante simples. Sem esses cuidados, surgem o cheiro ruim, os microrganismos, insetos e ratos. O lixo reciclável pode ser armazenado temporariamente para depois ser transformado; o organismo pode ser rapidamente encaminhado para o decomposteiro. A composição química dos resíduos é que vai determinar se o lixo é orgânico ou inorgânico. Já o lixo tóxico, como o próprio nome diz, é todo aquele que contem materiais que possam fazer mal ao organismo humano ou poluir a natureza. Orgânico – basicamente restos de seres vivos (animais e vegetais); Inorgânico – resultante de materiais sem vida, principalmente embalagens.
Em um hotel, há, entre outros:
Latas de bebidas, garrafas, frascos variados, plásticos dos mais diversos, latas de alimentos, restos de comida, panelas quebradas, moveis de jardins que se deterioraram, jornais e revistas que vão ficando superados, papelões que embalam frutas, verduras e legumes, pontas de cigarros, chicletes, isopor, cotonetes, fio dental, fralda de bebes ou geriátricas, absorventes higiênicos, preservativos, material de escritório e restos de pequenas obras que são periodicamente realizadas no hotel.
É

Relacionados