Lixo hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
TIPOS DE LIXO HOSPITALAR E FORMAS INADEQUADAS DE DESCARTE NO MEIO AMBIENTE
Resumo

Resíduos hospitalares, ou mais frequentemente chamados de " Lixo hospitalar" , são em geral resíduos sólidos utilizados em rotinas hospitalares e que necessitam de cuidados específicos na hora de descartados , evitando serem misturados com outros tipos de resíduos tanto em seutransporte quando no local onde serão despejados, por possuir alto grau de contaminação do ambiente e da população ao redor . Muitas vezes esse tipo de resíduo não é eliminado corretamente , deixando de seguir protocolos e normas de armazenamento , transporte e descarte , podendo acarretar grandes problemas.

Palavras-Chave: Lixo , Hospitalar, Descarte, Poluição , Resíduos

* Introdução
Oconceito básico de lixo encontrado na literatura é : " tudo o que não presta e se joga fora. Coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor”. O resíduo é definido: “aquilo que resta de qualquer substância, resto (FERREIRA et al. 1995: BRASIL 2006)”. Com isso, podemos ter uma ideia do que é Resíduo ou Lixo Hospitalar , que nada mais é do que restos de materiais utilizados em hospitais e clinicas epossuem um grande grau de contaminação, devendo assim ser descartados de forma correta ,seguindo protocolos específicos .
Um grande perigo, não é somente o lixo gerado em hospitais e locais relacionados à área , mas o Lixo Hospitalar Doméstico é um grande problema para a saúde pulica, pois grande maioria das pessoas não possui informação adequada e elimina objetos como seringas, agulhas e materiaisperfurantes junto com o lixo comum de suas residências, sem nenhum tipo de cuidado especial , correndo assim um grande risco de contaminação .

* Objetivo
* A pesquisa teve como objetivo mostrar formas adequadas de descarte de resíduos hospitalares e também destacar problemas na utilização desses métodos , que não são seguidos corretamente em alguns lugares, podendo acarretar diversostipos de problemas ambientais .
*
* Problematização
* Todo o lixo gerado por hospitais deve ser eliminado de acordo com normas determinadas pela anvisa , visando prevenir qualquer tipo de poluição ambiental e contaminação que poderia ocorrer com o contato com esses matérias . Dentre os dejetos que constituem resíduo hospitalar estão bolsas de sangue, seringas, agulhas, resto demedicamentos e curativos, material radioativo, lâminas de bisturis, membros humanos amputados e restos de comida servida a pacientes com doenças infecciosas.
o maior problema é o chamado:
* “lixo infectante - classe A”, que representa um grande risco de contaminação, além de poluir o meio ambiente. A maior parte dos estabelecimentos não faz a separação deste material, que acaba indo para os aterrosjunto com o lixo normal ou para a fossa. São por exemplo, resíduos perfuro cortantes, meios de cultura, resíduos de analises clinicas, tecidos e peças anatômicas, objetos contaminados por excreções e líquidos orgânicos, etc.
Outro problema é o chamado:
* “Lixo perigoso - classe B”-, que apresenta risco químico , como por exemplo resíduos farmacêuticos, produtos tóxicos, corrosivos ,mutagênicos etc. Também se incluem na categoria os medicamentos com prazo de validade vencida e contaminados .
* "Lixo classe C" dos hospitais – também devidamente separado - apresenta risco de contaminação por radiação .
* “Lixo classe D"-, que são resíduos que não apresentam risco de contaminação e possuem características similares ao lixo doméstico , como por exemplo fraudas, absorventes ,resíduos alimentares de refeitórios, material administrativo, etc.
* Também podemos encontrar o " Lixo Hospitalar Domestico" , que se constitui de objetos perfuro cortantes , seringas e agulhas em lixo Doméstico comum. Isto significa então, que este lixo é simplesmente descartado como lixo comum , sem nenhum tipo de cuidado , podendo causar contaminação para quem o manipula posteriormente...
tracking img