Lixo extraordinario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Pós-Graduação: Faculdade de Guanambi

Curso: Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica

Disciplina: Fundamentos de Psicanálise e suas contribuições para aPsicopedagogia

Professor: Cássio Montalvão

Aluna: Cíntia Liane Augusta dos Reis Guimarães Afonso







O filme lixo extraordinário, um documentário sobre a vida dos catadoresque participam em um projeto artístico no Jardim Gramacho do artista plástico Vik Muniz, o cenário é um dos maiores aterros sanitários do mundo: o jardim Gramacho, na periferia doRio de Janeiro, retratando a realidade brasileira em relação aos resíduos produzidos pela população, mostrando pessoas que ganham a vida remexendo nos resíduos em busca deplásticos, metais e outros materiais que possam vender a empresas de reciclagem.
Os catadores são vitimas da pobreza, falta de estudo e oportunidade, porém são fundamentais na luta contraa mudança climática, sendo responsáveis pela reciclagem do lixo, reduzindo assim a emissões de gases do efeito estufa. Hoje os resíduos sólidos são um dos maiores problemasurbanos no país, porém vista por outro lado, pode ser uma solução, pois além de gerar renda para várias famílias, os catadores fazem com que o lixo produzido seja reaproveitado,colaborando com a sustentabilidade.
O documentário mostra como as pessoas que estão vivendo ali, em meio ao lixo ignoram a miséria em que vivem, não apresentando expectativa de mudar,de conseguir melhores condições de vida. Mas que ao menor sinal de valorização da sua capacidade como ser humano, eles retomam a vontade de viver, de buscar a felicidade. Isso nosfaz ver que se não olharmos para o outro como um igual, ele nunca se sentirá como um igual, tornando-se parte do meio onde está e se afastando ainda mais de uma vida saudável.
tracking img