Lixo em salto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O lixo gerado antigamente na cidade era constituído por resíduos orgânicos em sua maior parte e por isto era aproveitado como adubo nas plantações, como alimento para animais ou era enterrado nofundo dos quintais das casas.
Nas décadas de 40 e 50, a coleta do lixo domiciliar era feita com carroças por trabalhadores da prefeitura. O lixo era depositado em latas nas calçadas e os coletorescolocavam-nos nas carroças e devolviam as latas para os moradores.
Durante anos, todo o lixo recolhido na cidade tinha como destino diversos sítios como o Sítio do Aleixo (na estrada do lajeado), no BomRetiro e atual Bairro Marechal Rondon. Nos sítios, o lixo servia de comida para os porcos. Mesmo o lixo hospitalar, oriundo do hospital municipal, era depositado nos sítios.
Na década de 1970 foidesignada uma área no bairro Olaria para o depósito de lixo e funcionou durante anos como LIXÃO. Neste lixão, havia muitas famílias que se alimentavam naquele local e retiravam produtos para venda. Em1976 havia por volta de 40 catadores que moravam no lixão. Todo tipo de material era depositado no lixão: desde lixo hospitalar, passando por lixo doméstico, até animais mortos, e não havia umapreocupação com os danos causados pelo descarte inadequado dos resíduos.
Na década de 1980 começaram as primeiras tentativas de fechar o lixão municipal e em 1989 o lixão foi oficialmente interditado e oscatadores removidos para uma cooperativa de catadores próxima ao lixão para a separação de materiais recicláveis. Ainda durante a década de 1980 a Cetesb desenvolveu um projeto para a implantação de umaterro sanitário localizado no Itaim-Guaçu, que pertencia ao município de Itú. Por dois anos o aterro foi mantido e controlado pela Prefeitura de Salto, mas por dificuldades financeiras ele foi fechado,assim como a cooperativa de catadores. Com isto, o antigo lixão do Bairro Olaria foi adaptado para aterro sanitário e recebeu gerenciamento e manutenção de uma empresa contratada pela Prefeitura....
tracking img