Lixo depositado em terrenos baldios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ACADÊMICO: Adriano Cruz Cardoso

LIXO DEPOSITADO EM TERRENOS BALDIOS
Uma das formas antigas de poluir seria lançamento de dejetos humanos, na teoria o lixo e todo resíduo solido descartado pela atividade humana. Durante um período da historia da civilização a produção de lixo foi muito pequena, isso aconteceu até a primeira parte da Revolução industrial, com os grandes processos deindustrialização e urbanização conseqüentemente, um aumento demográfico nas cidades, hoje problemática do lixo ainda muito mais alarmante devido uma sociedade moderna altamente consumista a que os produtos mais consumidos são exatamente os que ais poluem como produtos descartáveis levando em consideração o modismo das pessoas.
Hoje nos áreas em que coleta de lixo que serviço de limpeza passafreqüentemente, o lixo é deslocado para depósitos ao céu aberto chamados lixões localizados em pontos estratégicos da cidade zonas mais distantes dos centros urbanos para evitar problemas que atingiram diretamente população. O lixo também em muitos lugares ele é compactado e enterrado em aterro sanitários de acordo com a Norma Técnica BNT 8419, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o aterro deveser instalado a pelo menos 200 metros de cursos d’água, respeitar a distância de 1,5 km entre a superfície de destinação e a camada de lençol freático e estar em área livre de inundação.
Mais, no entanto e muito comum presenciar a pratica de depositar o lixo em terrenos baldios tornando-se um grande problema para cidade por causa das suas conseqüências, pois essa pratica de poluição e mais comumnas grandes cidades de países subdesenvolvidos em cidades onde serviço de limpeza não é eficaz ou simplesmente não existe devido principalmente a aspectos político governamentais juntamente com falta de consciência ambiental e informação da própria população esse um processo que começa devagar ate torna um grande problemas pode começar com apenas um morador jogar o primeiro saco de lixo outro tipode propriedade considerada lixo que os demais moradores começam um por vez a fazer essa pratica ate que não haja controle esse terreno baldio vire um lixão aberto em na cidade. Os espaços abandonados, onde não há nada construído, geralmente acabam se transformando em depósito de sujeira. Quem vive próximo desses terrenos convive com muito lixo, mato, insetos e dor de cabeça. Por lei, é dos donos aresponsabilidade de manter limpos os terrenos baldios.
Os problemas oriundos pelo lixo são variados principalmente problemas ocasionados ao solo: como proliferação de insetos como baratas, moscas e ratos que podem transmitir doenças graves a população. Os insetos podem atuar como vetores, ou seja, agentes transmissores de doenças, um exemplo e barata assim como homem pode trazer para casasujeira, as baratas podem trazer em sua estrutura física milhões e milhões de microorganismos causadores de doenças.Os roedores encontram, principalmente, no lixo doméstico o seu alimento que muitas vezes está depositado em lugares impróprios. Embora os preferirem se alimentarem de alimentos, hoje pode afirmar que são pouco seletivos no caso de escassez de alimentos, alimentando-se desde alimentos embom estado até restos de em decomposição também pode transmitir doenças como leptospirose.
As decomposições bacterianas alem de um mau cheiro desagradável chamado chorume ele esse possui coloração escura com cheiro desagradável, a substância gerada atinge as águas subterrâneas (aqüífero, lençol freático), além disso, existe a contaminação dos solos e das pessoas que mantêm contato com osdetritos, deslizamentos de encostas, assoreamento de mananciais, enchentes e estrago na paisagem. O processo de tratamento chorume é importante para meio ambiente. Ele em grande quantidade de matéria orgânica pode atrair animais com moscas que podem trazer doenças.
O acumulo de matérias não biodegradáveis e um problema de fato. Hoje na era descartáveis derivados do plástico esse e um problema esta...
tracking img