Lixeira de hulene

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

As acções que envolvem o manejo de resíduos sólidos, desde a geração até o destino final, têm sido abordadas em muitas pesquisas que objetivam o equacionamento das variáveis que interferem no processo de gestão. Nesse âmbito, a gestão ambiental é um assunto de relevância mundial, pois as implicações que advem de não gestão ambiental afectam todos os seres vivos do planeta.

Deacordo com EQUIPE PLANETA (2006), a produção do lixo doméstico passou de 200kg por habitante/por ano em 1960 para 540kg em 2000, o que representa 1,5kg por dia, quantidade considerada sobretuto modesta quando comparada aos 5kg diários produzidos pelos norte-americanos, considerados campeões mundiais de consumismo.

O crescimento geométrico da acção devastadora do homem sobre o seu ecossistema, vemcolocando cada vez mais as nações do planeta em alerta. Acções como desmatamento, emissão gases tóxicos, disposição e acúmulo do lixo e, de entre outros factores degradativos vêm dispontando cada vez mais e factore de risco à saúde humana (FARIAS, 2003).

Assim, em Moçambique, a guerra de desestabilização dos 16 anos foi a principal causa do aumento da população nas cidades, saindo das zonasrurais para as zonas urbanas. Com o fim da guerra intensificou-se cada vez mais a ocupação das zonas urbanas por uma população desfavorecida que procurava as melhores condições de vida nas cidades.

Já a cidade de Maputo, sendo a provincia capital do país vive hoje uma grande concentração populacional. Este aumento populacional, relaciona-se com o aumento de bens de consumo o que resulta de algumaforma em aumentar os volumes de lixo na cidade. É nesse âmbito que se intensificou a disposisão dos resíduos sólidos nas grandes lixeiras da cidade de Maputo como é o caso da lixeira de hulene que é a área de estudo deste trabalho.

A lixeira de hulene constitui um atero sanitário onde ocorre a deposição dos resíduos à céu aberto.

O atero sanitio, constitui o espaço destinado à deposição deresíduos sólidos gerados pela actividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, industriais, dos serviços de saúde, da construção, dos dejetos sólidos retirados dos esgotos e de outra natureza não específica. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Aterro_sanit%C3%A1rio).
Esta definição, o seu significado depende da sua finalidade ou funcionalidade, como por exemplo a recepção do lixo,independentemente da sua natureza e origem. Neste contexto, ela equivale o que em Moçambique recebe o nome de lixeira.

Para EUZÉBIO et al o aterro anitário, é um processo para disposição de resíduos sólidos, que fundamentado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas permite um confinamento seguro em termos de controlo de proteção ambiental e proteção da saúde pública atravésda recepção e tratamento do lixo.

Atualmente o aterro é uma das técnicas mais seguras e de mais baixo custo preferencialmente deve possuir uma vida útil superior a 10 anos, prevendo-se ainda o seu monitoramento por alguns anos após o seu fechamento (PURIFICAÇÃO et al s.d.).
Olhando para a situação da gestão ambiental de resíduos sólidos, em Moçambique, pode-se verificar que as maiorias daslixeiras limitam-se apenas em depositários de resíduos sólidos, ignorando na totalidade as demais funções que lhe são atribuídas pela definição acima de receber e tratar o lixo.
Por outro lado, estudos de engenharia possivelmente realizados não obedecem aos parâmetros descritos para um aterro sanitário capaz de reduzir os impactos causados ao meio ambiente. Realça-se, por exemplo, (a) que a base doaterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima duma camada impermeável de polietileno de alta densidade – PEAD; (b) que o interior deve possuir um sistema de drenagem de gases que possibilite a colecta do biogás (metano e gás carbônico) e da água (vapor); (c) que a cobertura deve ser constituída por um sistema de drenagem de...
tracking img