Lix O De Gramacho Comunica O Comunit Ria

1293 palavras 6 páginas
Lixão de gramacho - Encerramento de gramacho
Bibliografia: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/06/11/em-gramacho-2-anos-apos-fim-de-lixao-20-mil-pessoas-vivem-sem-saneamento.htm
Reportagem da Uou Notícias – 11/06/2014
Dois anos após a desativação do lixão de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, moradores do bairro continuam a aguardar as melhorias prometidas pelo Governo do Estado e pela prefeitura para a região à época do fechamento. Apesar da promessa de transformação do local, que inspirou a criação do lixão da novela "Avenida Brasil", em um "bairro sustentável", os cerca de 20 mil moradores da área ainda vivem sem saneamento básico.
Eles reclamam que o fim do aterro --que sustentava cerca de 1.700 catadores de lixo quando foi encerrado, em junho de 2012-- trouxe apenas desemprego e sofrimento. E ainda lamentam o encerramento da atividade que sustentou alguns deles por mais de três décadas.

Catadora desde os 13 anos, Maria Lúcia de Almeida, 39, não trabalha desde a desativação do aterro. "Eles prometeram que ia ter emprego pra gente, mas até agora nada. Está todo mundo desempregado, inclusive eu", afirma Mara, como é conhecida. "A pior coisa daqui é que nada nunca muda." Ela mora com nove dos 12 filhos em uma pequena casa, sem banheiro.

Quando foi desativado, o lixão de Gramacho recebia diariamente 11 mil toneladas de resíduos do Rio (75% do total) e de cinco municípios da Baixada. O material passou a ser levado para o Centro de Tratamento de Resíduos de Seropédica, onde não é permitida a presença de catadores de lixo.
Após o fechamento, foi criado o Fundo de Participação dos Catadores de Gramacho, que recebeu R$ 21 milhões de indenização para ser repartido entre os catadores que atuaram no aterro até janeiro de 2011, quando o encerramento dos trabalhos no local foi anunciado. Cada um recebeu em torno de R$ 14 mil.
Mas a promessa de emprego para os catadores, que se daria por meio da criação do Pólo de

Relacionados