Lixão:solocontaminado

Páginas: 7 (1679 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AUDITORIA E LICENCIAMENTO AMBIENTAL

WILIAM SANTOS DE SOUSA

LIXÃO:SOLO CONTAMINADO

Xinguara-Pa
2011

WILIAM SANTOS DE SOUSA

LIXÃO: SOLO CONTAMINADO

Trabalho apresentado ao Curso de gestao auditoria e licenciamento ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o módulo II diagnostico e planejamento ambiental..Xinguara-Pa
2011

LIXÃO: SOLO CONTAMINADO

O solo é a camada mais fina da crosta terrestre e fica na sua superfície externa, entre a litosfera e a atmosfera. Grande parte dessa camada é rica em substâncias nutritivas do qual os vegetais retiram a nutrição necessária para seu desenvolvimento.
O solo é um meio complexo e heterogêneo, produto de alteração do remanejamento e da organização do materialoriginal (rocha, sedimento ou outro solo), sob a ação da vida, da atmosfera e das trocas de energia. A poluição do solo dá-se com a presença indevida de elementos prejudiciais à vida, elementos que alteram a constituição natural do solo, fazendo com que o mesmo se torne veiculo na disseminação de outras contaminações para o ar a água e diretamente para o homens e para os animais.
A poluição dosolo tem origem urbana e rural, cada uma delas com geração de resíduos e poluentes específicos. Na zona rural ocorre principalmente pelo uso indevido de agrotóxicos, queima indevida, desmatamento, descarte incorreto de resíduos sólidos. Já na área urbana a poluição do solo dá-se Principalmente pelo acumulo de resíduos em locais inadequados, como, por exemplo, acumulo nos lixões das cidades.
O quevem a ser um lixão?
Lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. O mesmo que descarga de resíduos a céu aberto (IPT, 1995).
O lixão é um espaço, área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo. O líquido pretoque escorre do lixo que recebe o nome de chorume, penetra pela terra levando substancias contaminantes para o solo e para o lençol freático, pássaros insetos e animais domésticos transitam livremente sobre os lixos contaminados se e levando contaminação para as residências não podendo esquecer é claro de mencionar é claros crianças, adolescentes e adultos que passam horas sob o lixo separando ecatando comidas, brinquedos, produtos para uso próprio e recicláveis para vender.
O município de Canaã dos Carajás nasceu a partir de um assentamento agrícola e cresceu a partir da extração de minério, hoje é uma linda cidade rodeada de serras, abrigando pessoas dos quatro cantos do Brasil e do mundo, segundo o IBGE 2010, a população do município esta estimada em 26.188 habitantes.
Na cidade não háum aterro sanitário, portanto o lixo produzido na cidade é recolhido por caminhões apropriados para a atividade e despejados sob o solo, num local aproximadamente 4 km da cidade, tem uma área de aproximadamente 20.000m2, , localiza-se em uma área bem elevada. Em uma distancia de aproximadamente 500m(em declive), há uma fazenda onde nela há instalado o matadouro municipal, nessa fazenda hárepresas com criação de peixes, a água utilizada para os serviços do matadouro é captada do poço artesiano. Ainda não foram feitas analises para verificar se as águas estão contaminadas por causa do lixão.
Como na maioria dos lixões do nosso país, o de Canaã dos Carajás não existe nenhum controle quanto aos tipos de resíduos depositados e quanto ao local de disposição dos mesmos. Nesses casos, resíduosdomiciliares e comerciais de baixa periculosidade são depositados juntamente com os industriais e hospitalares, de alto poder poluidor.

Fig1-lixão de Canaã dos Carajás


Fig.2-resíduos sólidos sendo descartados no lixão de Canaã dos Carajás.


Fig.3-resíduos sendo queimados no lixão(contribuição para o efeito estufa)


Fig.4- aves pousando sobre o solo contaminado, queima de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!