Lixão do alvarenga

Páginas: 12 (2844 palavras) Publicado: 11 de maio de 2011
Curso de Engenharia Ambiental

Lixão Do Alvarenga

São Paulo

2011

Curso de Engenharia Ambiental

Lixão Do Alvarenga

São Paulo

2011

Sumário

1. Introdução...................................................................................................2
2. Lixão do Alvarenga – Contextualização........................................................3
3. Impactopopulacional causado pelo Lixão do Alvarenga..............................5
4. Quais princípios podem ser aplicados neste cenário?................................6
5. Qual é o ambiente a ser protegido?............................................................8
6. De quem é a competência de atuar?
7. Quem é o responsável pelo dano causado?
8. O Ecoponto esta funcionandoadequadamente?
Referências Bibliográficas

Introdução

A população mundial, diariamente, produz uma grande quantidade de resíduos: domiciliares, industriais, hospitalares, etc. Estes, por sua vez, precisam ser transportados para um determinado local, o qual, na teoria deveria seguir a legislação.
No Brasil, é mais comum a utilização de aterros sanitários e de lixões. Aterros Sanitários sãolocais que foram preparados, segundo critérios de engenharia e normas operacionais específicas, para armazenar o lixo de maneira segura, sem poluição e agressão ao meio ambiente. São terrenos impermeabilizados, compactados e recobertos por camadas de terra, que também possuem dispositivos de drenagem da água, captação e tratamento do chorume (assim como, captação de gases gerados a partir dadecomposição do lixo: metano e dióxido de carbono).
Já os lixões são locais que não passaram por nenhum tipo de preparo, e nenhuma norma de controle, é a forma mais inadequada de deposição do lixo. Isso se deve ao contato direto que este tem com o solo a céu aberto, causando poluição do lençol freático, do solo, do ar e problemas de saúde pública. Estes locais podem ser considerados áreas contaminadas,onde há poluição ou contaminação, causada pela introdução de qualquer substância ou resíduos, que tenham sido depositados, acumulados, armazenados ou enterrados, de forma planejada, acidental ou natural.
Este é o caso do Lixão do Alvarenga, uma área contaminada, o qual, neste trabalho, serão desenvolvidos as complicações que o lixão trouxe ao meio ambiente e à população, avaliando assim oimpacto gerado, os responsáveis por este desastre, a legislação por trás deste local, os princípios envolvidos e a competência de quem irá atuar.

Lixão do Alvarenga - Contextualização

O Lixão do Alvarenga, durante 30 anos ativado, representou e, ainda representa, um grande impacto ambiental e social. Atualmente desativado, está localizado na divisa entre São Bernardo do Campo e Diadema,na bacia do reservatório Billings dentro de uma Área de Proteção aos Mananciais. O lixão recebia resíduos industriais, detritos clandestinos, resíduos domésticos e hospitalares gerados da região do Grande ABCD.
Sua inauguração foi em 1973, quando ocorreu a desapropriação de 10 alqueires de uma cava de extração de areia da região do Alvarenga (área de propriedades particulares), para adeposição do lixo das cidades de São Caetano, São Bernardo do Campo e Diadema, oficialmente. Também receberia uma parte do lixo de São Paulo, Santo André, Mauá e Ribeirão Pires.
A maior parte da área do lixão (90%) está localizada no município de São Bernardo, às margens da represa Billings. Durante esses 30 anos de uso descontrolado, sem respeito às normas ambientais, de acordo com a CETESB, olixo, através de emissões sólidas, líquidas e gasosas, acabou atingindo a maior fonte de água da região metropolitana de São Paulo.
A Prefeitura de São Bernardo, em 1975, começou a ser multada pelos órgãos ambientais, devido a promulgação da lei de preservação dos mananciais. Com isso, em 1986 a Prefeitura parou de enviar seus resíduos ao lixão do Alvarenga, destinando-os então para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lixão
  • lixao
  • lixao
  • alvarenga
  • Lixão
  • Lixão
  • Lixão
  • Lixão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!