Lixão:solocontaminado

1679 palavras 7 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AUDITORIA E LICENCIAMENTO AMBIENTAL

WILIAM SANTOS DE SOUSA

LIXÃO:SOLO CONTAMINADO

Xinguara-Pa
2011

WILIAM SANTOS DE SOUSA

LIXÃO: SOLO CONTAMINADO

Trabalho apresentado ao Curso de gestao auditoria e licenciamento ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o módulo II diagnostico e planejamento ambiental..

Xinguara-Pa
2011

LIXÃO: SOLO CONTAMINADO

O solo é a camada mais fina da crosta terrestre e fica na sua superfície externa, entre a litosfera e a atmosfera. Grande parte dessa camada é rica em substâncias nutritivas do qual os vegetais retiram a nutrição necessária para seu desenvolvimento.
O solo é um meio complexo e heterogêneo, produto de alteração do remanejamento e da organização do material original (rocha, sedimento ou outro solo), sob a ação da vida, da atmosfera e das trocas de energia. A poluição do solo dá-se com a presença indevida de elementos prejudiciais à vida, elementos que alteram a constituição natural do solo, fazendo com que o mesmo se torne veiculo na disseminação de outras contaminações para o ar a água e diretamente para o homens e para os animais.
A poluição do solo tem origem urbana e rural, cada uma delas com geração de resíduos e poluentes específicos. Na zona rural ocorre principalmente pelo uso indevido de agrotóxicos, queima indevida, desmatamento, descarte incorreto de resíduos sólidos. Já na área urbana a poluição do solo dá-se Principalmente pelo acumulo de resíduos em locais inadequados, como, por exemplo, acumulo nos lixões das cidades.
O que vem a ser um lixão?
Lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. O mesmo que descarga de resíduos a céu aberto (IPT, 1995).
O lixão é um espaço, área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo. O líquido preto

Relacionados