Livros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Matrizes



Matriz é uma série de elementos (variáveis) do mesmo tipo alocadas consecutivamente na memória que podem ser referenciados individualmente adicionando-se um índice a um nome único.Isso significa que, por exemplo, podemos guardar 5 valores do tipo int sem ter que declarar 5 variáveis diferentes cada uma com um identificado diferente. Ao invés disso, usando uma matriz, podemosguardar cinco valores diferentes do mesmo tipo, int, por exemplo, com um identificador único.
Por exemplo, uma matriz que contém 5 valores inteiros do tipo int chamada billy poderia ser representadadessa maneira:

onde cada painel em branco representa um elemento da matriz, que nessa caso são valores inteiros do tipo int. Esses são numerados de 0 até 4, pois em matrizes o primeiro índice ésempre 0, independentemente de seu tamanho.
Como qualquer outra variável, uma matriz precisa ser declarada antes de ser usada. Uma declaração típica de uma matriz em C++ é:
tipo nome [elementos];onde tipo é um tipo de objeto válido (int, float...), nome é um identificador de variável válido e o campo elementos, que está entre colchetes [], especifica quantos desses elementos a matriz contém.Sendo assim, para declarar billy como mostrado acima, é tão simples quanto o comando a seguir:
int billy [5];
NOTA: O campo elementos dentro de colchetes [] ao declarar uma matriz precisa ser umvalor constante, pois matrizes são blocos de memória estática de um dado tamanho e o compilador precisa ser capaz de determinar exatamente quanta memória precisa atribuir para a matriz antes quequalquer instrução seja considerada.
Inicialização de matrizes.
Ao declarar uma matriz de escopo local (dentro de uma função), se não especificarmos nada, não será inicializada, então seu conteúdo seráindeterminado até que guardemos alguns valores nela.
Se declararmos uma matriz global (fora de qualquer função) seu conteúdo será inicializado com todos seus elementos preenchidos com zeros. Assim,...
tracking img