Livros sapienciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNISAL-CAMPUS PIO XI
Disciplina: Livros Sapiencias II
Professor: Jeferson Luiz Pereira da Silva
Aluno: Elaine Aparecida de Souza Oliveira Data: 05/11/2010
Natureza do Trabalho: reflexão sobre o Salmo 23

Bibliografia:
BÍBLIA. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2004.
BORTOLINI, José. Conhecer e rezar os salmos: comentário popular para os nossos dias. São Paulo: Paulus, 2000, p.101-105.

CHAMPLIN, Russell Norman. O antigo testamento interpretado: versículo por versículo. São Paulo: ed. Candeia, 2000, p. 2119-2122.

WEISER, Artur. Os Salmos. São Paulo: Paulus, 1994. (Grande Comentário Bíblico), p.163-166.

Salmo 23 “O bom Pastor”
Salmo de Davi.
1. Iahweh é o meu pastor, nada me falta.
2. Em verdes pastagens me faz repousar,
Para as águas tranqüilas me conduz3.e restaura minhas forças;
ele me guia por caminhos justos,
por causa do seu nome.
4. Ainda que eu caminhe por vale tenebroso
nenhum mal temerei, pois estás junto a mim;
teu bastão e teu cajado me deixam tranqüilo.
5. Diante de mim preparas a mesa,
a frente dos meus opressores;
unges minha cabeça com óleo,
minha taça transborda.
6. Sim, felicidade e amor me seguirão
todos osdias da minha vida;
minha morada é a casa de Iahweh
por dias sem fim.

Apresentação do tema
O Salmo 23 é um salmo de confiança. O povo se dirige a Deus, confiando que vai ser protegido e abençoado por Ele. O Salmista expressa sua confiança em Javé, tem confiança na liderança do Pastor divino que confia até mesmo quando o caminho o leva ao vale tenebroso.
É um dos salmos favoritos do saltério,todos aqueles que lêem e meditam este salmo encontra na tranqüila beleza de seus pensamentos, uma amplitude de profundo discernimento espiritual que tanto satisfaz e toma conta de sua alma, transpira confiança na fé a Iahweh.

Organização do texto (salmo23)
O Salmo possui uma breve introdução composta pela expressão “Iahweh é meu pastor”; tem um núcleo que inicia com a afirmação “Nada mefalta” e vai até a metade do versículo 6. E a conclusão é composta pela última frase: “Minha morada á a casa de Iahweh, por dias sem fim”

Exegese do salmo
1.Iahweh é o meu pastor, nada me falta
Com esta expressão o salmista quer expressar vividamente o senso de cuidado de Deus como um pastor que cuida de suas ovelhas. Ele analisa o passado e conclui que Iahweh o conduziu como um pastor que conduzsuas ovelhas impotentes e totalmente dependentes que não conhecem os caminhos e as estradas podem se perder sem o pastor.
Quando a figura do Pastor é aplicada a Jesus Cristo, este salmo pode ter uma interpretação messiânica e não só a interpretação de um salmo de confiança, Jesus é o bom pastor nos evangelhos que carrega nos ombros suas ovelhas, resgata aquelas que estão perdidas, etc.
As duasimagens que aparecem são importantes: Iahweh como pastor e o salmista como ovelha. Para entendermos essas imagens devemos lembra o contexto de pastoreio existente em Israel. Os pastores levavam as ovelhas em busca de pastos melhores, cuidavam delas com todo carinho, pois era tudo o que possuíam. Á noite costumavam deixá-las em um curral com outras ovelhas de outros pastores, sob a proteção de umguarda, e de manhã chamavam suas ovelhas pelo nome e elas reconheciam sua voz. Ele caminhava na frente sempre, conduzindo as ovelhas.
Em Israel há desertos e os pastores deviam atravessá-los para encontrar pastagens, muitas vezes demoravam dias para achá-los. Na imagem do salmo, o pasto era fértil, as terras eram boas; havia abundância de água; o pastor era poderoso e sábio, como uma de suas ovelhassentir falta de alguma coisa?
O pastor se é realmente um bom pastor, cuida de cada ovelha individualmente, mas agem em favor de todas coletivamente, pois grandes perigos cercam suas ovelhas, como animais predadores e também há a ameaça da falta de comida, mas o pastor resolve tudo sempre.

2. Em verdes pastagens me faz repousar. Para as águas tranqüilas me conduz
Os dois elementos...
tracking img