livros pedagogicos

Páginas: 25 (6092 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2014

2 O PERFIL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

O coordenador pedagógico tem o perfil de um gestor que se coloca como mediador e orientador no processo educacional, atuando junto com a equipe escolar professores, psicopedagogos, orientando pais e alunos, sem perder o foco, a direção e a responsabilidade que cabe a cada um no processo de ensino e aprendizagem.
De acordo com Venâncio (2014), o perfildo coordenador pedagógico surgiu a partir das transformações ocorridas na área educacional no período entre as décadas de 70 e 90. Entretanto nestas mudanças faltavam planejamento e a participação dos professores na elaboração dos projetos, o que acabou comprometendo o bom desempenho de sua função a de coordenar, gerir, planejar e acompanhar todo o processo político, didático e pedagógico.Venâncio, (pág 1, 2014), ressalta ainda que,
Os coordenadores sabem o que deve ou não fazer como:
- Garantir a realização semanal do horário de trabalho pedagógico coletivo.
- Organizar encontros de docente por área e por série.
- Dar atendimento individual aos professores.
- Fornecer base teórica para nortear a reflexão aos professores.
- Conhecer o desempenho da escola em avaliações externas.
Oque não fazer:
- Conferir se as classes estão organizadas e limpas antes das aulas.
- Fiscalizar a entrada e a saída de alunos.
- Visitar empresas do entorno para fechar parcerias.
- Substituir professores que faltam.
- Cuidar de questões administrativas, financeiras e burocracias em geral.
Com o Parecer CFE 252/69, houve uma ampliação das perspectivas de especialização das atuações dopedagogo, dando ao curso de pedagogia autonomia para formar vários especialistas na área: supervisor escolar, orientador educacional e o administrador escolar. No entanto, no atual contexto sócio - histórico e educacional brasileiro, o pedagogo é um profissional que não necessita de especialização para se tornar um coordenador, orientador ou supervisor escolar, o próprio conhecimento geral sobre a suaárea o habilita a exercer todas estas funções. Neste sentido, o pedagogo além de ser especialista na área da educação, professor da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, pode vir a exercer as funções de administrador escolar, supervisor ou orientador educacional. Assim, após as reformas curriculares posteriores a publicação da LDB 9394/96, todos os pedagogos se encontram aptos aexercerem as funções intrínsecas à ação pedagógica.
Diante disso, a LDB (Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional) de 1996 Art. 64 afirma:
“A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição deensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional.”
Deste modo a coordenação pedagógica implica toda a organização do trabalho escolar, exercida pelos profissionais da educação e fundamentada no projeto político pedagógico. Sendo assim, compreendemos que a ação de coordenar também pressupõe o ato de supervisão e orientação pedagógica, a fim de que as funções de supervisão, orientação ecoordenação e ao profissional pedagogo sejam sinônimas no que se refere ao processo educativo no ambiente da instituição educacional (RANGEL, 2006).
Segundo Delors (pág 163. 2001), “A pesquisa e a observação empírica mostram que um dos principais fatores de eficácia escolar (se não o principal), reside nos órgãos diretivos dos estabelecimentos de ensino.” Assim, Delors (2001), acrescenta ainda que, umgestor de qualidade capaz de gerir sua equipe escolar com eficácia, competência e aberto a inovações, consegue produzir grandes melhoras no ambiente educacional. No entanto é preciso que a Direção escolar esteja confiada a profissional com qualificação específica em sua área de atuação, principalmente quando se tratar da área de gestão escolar. É preciso ainda que estes profissionais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha de livro infantil pedagogico
  • Projeto pedagógico livro didatico
  • Resenha do livro teorias do conhecimento pedagógico
  • Resumo da Unidade 4. Livro: Psicologia e Trabalho Pedagogico
  • A postura do professor na escolha do livro didático e sua utilização como recurso pedagógico
  • Resenha do livro serviço social e a organização da cultura: perfis pedagógicos da prática profissional
  • pedagogico
  • Pedagógico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!