Livros escolares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mulheres são mais complicadas do que os homens

As diferenças genéticas entre homens e mulheres são mais amplas e profundas do que se acreditava. Uma análise detalhada do cromossoma X — ocromossomo sexual feminino — revelou que as mulheres são geneticamente mais complicadas do que os homens. Os cientistas descobriram que os homens têm uma constituição genética que reduziu o tamanho de seupróprio cromossomo sexual, o Y.

A batalha dos sexos no reino animal tem suas raízes numa disputa de 300 milhões de anos entre os cromossomos X e Y, que têm disputado a influência sobre gerações demachos e fêmeas. Num estudo publicado na revista britânica “Nature”, uma equipa internacional mostrou que foi o cromossoma X que manteve a sua integridade, enquanto que o Y perdeu tamanho e poder,tornando-se uma mera sombra da sua antiga forma.

O estudo foi a primeira investigação detalhada dos genes activos no cromossoma X. Uma consequência da dominância do cromossoma feminino é que os meninossão mais sujeitos a doenças genéticas do que as meninas. Enquanto o Y manteve menos que 100 genes activos, o X contém mais de mil e é capaz de distribuí-los de forma mais complexa nas mulheres. Isso fazcom que o genoma da mulher tenha se tornado significativamente diferente do masculino.

Enquanto a mulher tem dois cromossomos X, o homem tem apenas um, herdado da mãe. O segundo cromossomo sexualdo homem é o Y, herdado do pai. Acredita-se que o Y tenha evoluído de uma forma degenerada do X, há 300 milhões de anos.

Huntington Willard, da Universidade de Duke, na Carolina do Norte (EUA), eum dos líderes da pesquisa, disse que a descoberta mostra que nas mulheres o cromossoma X comporta-se de forma muito diferente da observada nos homens.

— Em essência, não há apenas um, mas doisgenomas humanos, um masculino e outro feminino — disse Willard.

Supunha-se que uma das duas cópias do X na mulher se mantinha completamente desactivada para que corpo feminino não fosse...
tracking img