Livros de literatura e televisão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LIVROS DE LITERATURA E TELEVISÃO
Televisão afasta as crianças da leitura e da literatura

Para ler um texto, com um mínimo de fluência, são necessárias práticas permanentes de leiturade textos de qualidade; que é um desrespeito oferecer textos sem qualidade àquele que está aprendendo a ler; que este conceito de textos de qualidade compreende os aspectos visuais, as ilustrações e oprojeto gráfico, como partes importantes da unidade livro/objeto.
A interferência consciente de alguém sobre alguém, faz parte da educação e a função educativa tem uma autoridade que, paraexercê-la e poder fazer o uso competente dessa autoridade, é necessário ser estudioso, ser um leitor ávido sobre vários assuntos.
A criança, desde que nasce, busca imitar o adulto. Se osadultos à sua volta só vêem televisão e não lêem habitualmente, a tendência da criança é a de imitá-los, só vendo televisão e não se interessando pela leitura. Se os adultos responsáveis pelas criançasnão as orientam a selecionar os programas, e se não conversam com elas sobre a programação da TV, preferindo deixá-las sozinhas à frente da telinha, não é a televisão que merece a culpa pelo usoexagerado ou indiscriminado que as crianças fazem dela, mas os adultos responsáveis por elas.
A voz humana narrando fantasias e emoções, entra no coração e fica na imaginação de cada filho/alunoacarinhado e amado, de maneira única, transformando-a na herança mais preciosa que podemos deixar parra as gerações novas.
Quando o adulto escolhe ver junto um programa de TV e conversasobre o que ambos estão assistindo, a criança terá muito mais chances de ser uma telespectadora crítica e não passiva da televisão e de outros espetáculos, pois, a atenção dedicada a ela tem umsignificado importante e ela é capaz de perceber e sentir isto.
Não há como ignorar a importância da televisão na vida cultural brasileira e das nossas crianças. È preciso conhecê-la e integrá-la...
tracking img