Livros de botanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório da Abordagem Tradicional do Método de Ensino



Nessa abordagem de ensino o homem era considerado como um receptor passivo até que, repleto de informações necessárias, poderia repeti-las a outros que ainda não as possuía, assim poderia ser eficiente em sua vida social.

A realidade era algo que podia ser transmitida ao indivíduo principalmente pelo método da educação formal, oobjetivo educacional normalmente encontrava-se aos valores apregoados pela sociedade, o programa então, não leva em consideração qualquer forma de cultura que o indivíduo possuía, e as provas e exames são necessários para a constatação de que este mínimo exigido para cada serie foi mesmo adquirido pelo aluno. A educação então era imposta os alunos não tinha voz, ou opiniões dentro da sala de aula,dentro da sala de aula o centro era o professor.

O diploma pode ser tomado como um instrumento de hierarquização. Dessa forma, o diploma iria desempenhar o papel entre a formação cultural e o exercício de funções sociais determinadas.

Conhecimento

Parte-se de que o conhecimento era um pressuposto de que a inteligência serja uma faculdade capaz de armazenar/acumular informações e os alunossomente são resultados desse processo se conseguir acumular todas as informações.

Atribui ao individuo um papel insignificante na elaboração e aquisição do conhecimento.

Educação

A educação era entendida como instrução, caracterizada como transmissão de conhecimentos e restrita somente a ação da escola.

Trata-se, pois somente de transmissão de idéias, selecionadas e organizadaslogicamente.



Escola

A escola, era o lugar de excelência onde se realizava a educação, ao qual restrangida somente a este espaço.

Ensino-aprendizagem

A ênfase é dada às situações em sala de aula, onde os alunos são “instruídos” e “ensinados” pelo professor.

As diferenças individuais eram ignoradas, sendo então, um ensino que se preocupava mais com a variedade e quantidade de noções,informações e conceitos que a formação do individuo realizava.

Metodologia

Baseava-se na aula expositiva e nas demonstrações do professor a classe, tomada quase como um auditório.

O professor já trazia um conteúdo pronto e acabado e o aluno se limitava somente a escutá-lo, a didática de ensino então, poderia ser entendida, como somente, dar lição e tomar lição.

Avaliação

Visava àexatidão do conteúdo ministrado pelo professor em sala de aula. As notas que os alunos obtinham na avaliação funcionavam na sociedade como níveis de aquisição do patrimônio cultural.























Bibliografia:

MIZUKAMI NICOLETTI, Maria das Graças













Relatório da Abordagem Tradicional do Método de Ensino Comportamentalista



Nestaabordagem Comportamentalista o conhecimento é uma “descoberta” e é nova para o indivíduo que a faz.

Os comportamentalistas tendo seu principal representante Skinner, consideravam a experiência ou a experimentação planejada como a base do conhecimento, ou seja, o conhecimento é o resultado direto da experiência.

O Homem-mundo

O homem é uma conseqüência das influências ou forças existentes nasociedade onde vive, o homem é pois, um produto do meio pelo processo evolutivo.

Para Skinner a realidade, é um fenômeno objetivo, ao qual o mundo já é construído e o homem é produto do meio, que pode ser manipulado, portanto o homem pode ser manipulado e controlado.

Sociedade-Cultura

Qualquer ambiente físico ou social deve ser avaliado sobre seus efeitos sobre a sociedade. Por fim, a culturaé representada por costumes dominantes daquela época.

Conhecimento

O conhecimento era dado através do método de Skinner do estímulo-resposta através da experiência.

Educação

A educação deveria transmitir conhecimentos, assim como comportamentos éticos, práticas sociais e habilidades consideradas básicas para a manutenção da sociedade.

Escola

A escola é considerada e aceita...
tracking img