Livros contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO

As empresas bem preparadas buscam conhecer a importância e as vantagens das constantes mudanças que estão ocorrendo no ambiente de negócios, pois a exigibilidade e o aperfeiçoamento de seus processos de planejamento, avaliação e controle, precisam estar assegurados dos seus objetivos de continuidade, expansão e lucratividade. Uma boa administração éessencial para o bom andamento dos negócios e proteção do patrimônio.
Controlar é, basicamente, acompanhar a execução de atividades, e comparar este desempenho efetivo com o que foi planejado, avaliando os resultados obtidos, visando o aperfeiçoamento do processo. As empresas que contam com a possibilidade de prever, com algum grau de certeza, os acontecimentos futuros, podem sepreparar melhor para aproveitar oportunidades de negócios ou minimizar os riscos de uma eventual crise.
2.DESENVOLVIMENTO

Os Livros Contábeis

Segundo os manuais de Contabilidade os livros contábeis são os livros Diários e os livros Razões.

LIVRO RAZÃO

O livro Razão consiste no agrupamento de valores em contas de mesma natureza e de forma racional. O Livro Razão é de grande utilidadepara contabilidade porque registra o movimento de todas as contas. Na Contabilidade moderna, o livro Razão é escriturado em fichas. Assim, neste livro existe um controle individualizado para cada conta. Em verdade, existe uma folha de razão para cada conta, onde todos os eventos passíveis de registros contábeis são efetuados.

LIVRO-DIÁRIO

Segundo Sérgio de Iudícius o Livro Diário é umlivro no qual são registradas todas as operações contabilizáveis de uma entidade, em ordem cronológica e com observância de certas regras.
O livro-diário tradicional pode ser substituído por fichas (contínuas, em forma de sanfona, soltas ou avulsas). Porém, a adoção desse sistema não exclui o empresário de obediência aos requisitos intrínsecos, previstos na lei fiscal e empresarial para olivro-diário.
Este livro registra os fatos contábeis em partidas dobradas na ordem rigorosamente cronológica do dia, mês e ano. O livro diário deve ser encardenado com folhas numeradas seguidamente, sendo que os registros deverão ser feitos diariamente. Quem empregar escrituração mecanizada poderá substituir o Diário por fichas seguidamente numeradas.
Os livros ou fichas (Diário) deverão conter termos deabertura e de encerramento, a ser submetidos à autenticação do órgão competente no Registro Público de Empresas Mercantis (Junta Comercial).
Serão lançados no Diário o balanço patrimonial e o de resultado econômico, devendo ambos serem assinados por técnico em Ciências Contábeis legalmente habilitado e pelo empresário ou sociedade empresaria (parágrafo 2º, art. 1.184, do Código Civil)

LIVROBALANCETES DIÁRIOS E BALANÇOS

O empresário ou sociedade empresária que adotar o sistema de fichas de lançamentos poderá substituir o Livro Diário pelo livro Balancetes Diários e Balanços, observadas as mesmas formalidades extrínsecas exigidas para aquele.
O livro Balancetes Diários e Balanços serão escriturados de modo que registre (art. 1186 do Código Civil): I - a posição diária de cada umadas contas ou títulos contábeis, pelo respectivo saldo, em forma de balancetes diários; II - o balanço patrimonial e o de resultado econômico, no encerramento do exercício.
Este livro deve consignar, em ordem cronológica de dia, mês e ano, a movimentação diária das contas, discriminando em relação a cada uma delas, o saldo anterior; os débitos e os créditos do dia e; o saldo resultante comindicação dos credores e devedores. [24] De acordo com Mario Sergio Milani [25] a adoção de fichas não dispensa o livro para o lançamento patrimonial e do de resultado econômico.

OS LIVROS FISCAIS

Podemos classificar como livros fiscais os que se encarregam de armazenar todos os fatos relacionados com as atividades fiscais do empresário e da sociedade. É através deles que as informações são...
tracking img