Livro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo VII
Dos fins ou resoluções do discurso
Todos os discursos, governados pelo desejo de algo, exigem uma finalidade, para o que se está sendo discutido. O discurso pode ser meramente mental,onde se analisa os prós e contras de um determinado problema por exemplo. Ou pode ser para um determinado numero de pessoas, onde o autor do ato discursivo pretende encaminhar o pensamento de seusespectadores para que sigam a sua própria linha de pensamento. (Exemplos: Um padre em uma missa ou um pastor em culto evangélico)
Mesmo que o discurso não seja baseado em fatos verdadeiros econcretos, os espectadores do mesmo atentam para a integridade e honra do orador e irão julgar a veracidade dos fatos de acordo com sua empatia pelo mesmo. Por exemplo, quando se acredita que as escrituras sãoa Palavra de Deus, sem ter recebido qualquer revelação divina, o objeto de nossa crença, fé e confiança é a Igreja, cuja palavra se aceita. E aqueles que acreditam nas palavras dos profetas, que sãoditas em nome de Deus, também acreditam na veracidade por confiarem na integridade do mesmo.

Capítulo VIII
Das virtudes vulgarmente chamadas intelectuais, e dos defeitos contrários a estas.Geralmente a virtude é algo que é estimado por sua eminência, e consiste na comparação. Pois se todos os homens fossem iguais nada seria apreciado. Por virtudes intelectuais se entendem aquelascapacidades do espírito que os homens elogiam, valorizam e desejariam possuir em si mesmos; e vulgarmente recebem o nome de talento natural.

As virtudes podem ser virtudes naturais ouadquiridas. As naturais, ao contrario do que se pensa, não são aquelas que já nascem com o ser humano, e sim, aquelas que são talentos adquiridos através da pratica e da experiência, sem método, cultura ouinstrução. Esse talento natural divide-se em duas vertentes: celeridade da imaginação (passar rapidamente de um pensamento a outro) e firmeza de direção para certa finalidade (capacidade de escolha)....
tracking img