Livro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos Cooperativos: O Jogo e o Esporte como Exercício de Convicência. 3 ed. Santos, São Paulo: Projeto Cooperação,161p.

Fábio Brotto nasceu em Rio Claro – SP, foi uma criança brincalhona juntamente com seus irmãos. Professor de Educação Física, depois cursou psicologia. No final da década de 90, resolveu sistematizar aquilo que já tinha recolhido de informação e vivênciaem Jogos Cooperativos. Contanto com o apoio da UNICAMP, disserta sobre seu tema de mestrado. Hoje trabalha com o Projeto Cooperação, publicando livros e oferecendo materiais e cursos na divulgação da filosofia dos Jogos Cooperativos. É casado com Gisela e possui três filhos.

Em uma época onde a competição é tanto estimulada, o livro de Brotto, surge como um desafio na divulgação aberta dafilosofia da cooperação. Esse pensamento é expresso já no início do livro, onde o autor abre mão dos direitos autorais e autoriza a reprodução a quem quiser divulgar os jogos cooperativos. Fantástico!

O objetivo do autor com o trabalho é contribuir para que as pessoas possam resgatar o seu potencial de viver juntas e realizarem objetivos comuns, aprendendo a viver uns com os outros, ao invés deuns contra os outros. Trata-se de um estudo filosófico-pedagógico acerca dos jogos cooperativos para promover a ética da cooperação e desenvolver as competências necessárias para a melhoria da qualidade de vida atual para a vida das futuras gerações.

O livro é organizado em cinco capítulos: O jogo em uma sociedade em transformação, a consciência da cooperação, jogos cooperativos, jogoscooperativos: uma pedagogia para o esporte, o jogo e o esporte como exercício de convivência. O livro possui ainda algumas considerações finais, bibliografia e anexos.

Na primeira parte do trabalho, Brotto expõe os conceitos e abordagens de jogo, fazendo uma relação dele com as dimensões do ser humano e uma relação profunda com a vida humana, afirmando que: “Jogamos do jeito que vivemos e vivemosdo jeito que jogamos”. Por isso, a importância de mudar a nossa mentalidade para transformar a sociedade.

A partir do capítulo “a consciência da cooperação”, Brotto fala sobre a diferença gritante que há entre a cooperação e a competição, quais os alcances, os objetivos e os sentimentos envolvidos em uma situação competitiva e em uma situação cooperativa. Comenta também sobre alguns mitos quesurgem quando falamos em cooperação, deixando bem claro que há alternativas, não porque a competição é ruim e a cooperação é boa, mas porque a cooperação é mais necessária se queremos um mundo melhor. “Não sou contra a competição, sou francamente a favor da cooperação ”. O capítulo termina com um apelo para que o desenvolvimento da cooperação seja desenvolvido por todos, mostrando que a sociedadecooperativa é uma possibilidade, basta trabalharmos com boas ações, além das nossas boas intenções.

No capítulo três Brotto, dedica-se a falar dos jogos cooperativos com profundidade, da sua origem, da sua evolução, de como esse movimento foi espalhando-se pelo mundo até chegar ao Brasil. Aqui no Brasil a trajetória dos jogos é mostrada de forma cronológica. Mostra ainda os conceitos e ascaracterísticas dos jogos cooperativos, principalmente contrastando com as características dos jogos competitivos. Jogos cooperativos são bem mais que jogos desenvolvidos em sala de aula, ou em quadras, por isso, Brotto mostra a visão que movimenta os jogos cooperativos e os princípios sócio-educativos da cooperação: a convivência, a consciência e a transcendência.


“Exercitando no jogo e noesporte a reflexão criativa, a comunicação sincera, a tomada de decisão por consenso e a abertura para expe-rimentar o novo, todos podem descobrir que são capazes de intervir positivamente na construção, transformação e emancipação de si mesmos, do grupo e da comunidade onde convivem.”

No capítulo “jogos cooperativos: uma pedagogia do esporte”, o autor discorre sobre o esporte como algo muito...
tracking img