livro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

Página 156 (1 a 5)


01. Por que as mutações que afetam apenas as células somáticas não têm um efeito importante, em termos de evolução, como as que afetam as células germinativas ou os gametas?

As mutações que afetam apenas as células somáticas, se expressão mais limitadamente. Elas apenas criam dentro de um tecido, linhagens celulares diferentes da inicial. Já as mutações que ocorremnas células gaméticas, criam a possibilidade de se ver fenótipos diferentes, se manifestando em novos indivíduos. Porém, as mutações somáticas, tem uma importância muito grande para os indivíduos.


02. Certa mutação provocada por radioatividade resulta obrigatoriamente em uma característica que dá resistência à radioatividade?

Nem sempre, porque as mutações são aleatórias. na maioria dasvezes, estas mutações podem nao causar problema algum, mas outras vezes, podem modificar por exemplo, alguma proteína, podendo causar um problema ou não, pois pode ser tanto prejudicial, como favorável a ele, e se for favorável, essa mutação daria resistencia a radioatividade.


03. Qual a relação entre reprodução sexuada e variedade genética?

Na reprodução sexuada ocorre a união de genesde dois indivíduos de sexo oposto, e como cada individuo apresenta caracteristicas diferente, a expressão desses genes é diferente. Além do mais que, os gametas são formados pela meiose, onde existe a ''recombinação genética''.


04. Utilizando os conceitos de mutação e seleção natural, explique, com suas palavras, como uma população de bactérias pode se tornar resistente a um antibiótico.Em alguns casos as bactérias nao adquirem, essa característica está ali, nela, porém ainda não se ''despertou''. O antibiótico nao induz a resistência, porém, ele é um agente selecionador dos mais resistentes de uma população.

05. Utilizando o principio de seleção natural, explique o que deve estar ocorrendo, ao longo do tempo, com a população de ratos ilustrada na figura a seguir:

O queesta acontecendo na figura, é que foi acontecendo os cruzamentos na população inicial, e aparentemente o gene dominante é o gene do rato cinza, uma vez que as 40 gerações depois 9 de 10 ratos, são cinzas.






Página 159 (1 a 8)


01. Utilizando seus conhecimentos sobre evolução, explique por que a vacina contra a gripe precisa ser tomada todos os anos. (A vacina é indicada parapessoas com mais de 60 anos, mas, em certos casos, o médico também pode indica – La para as pessoas de outras faixas etárias.).

Como o vírus da gripe vai se adaptando a cada ano,pela seleção natural, onde só os mais resistentes sobrevivem, a vacina também muda de ano para ano.

02. Algumas linhagens de micro-organismos são capazes de usar como alimento moléculas sintéticas, isto é, que nãoexistiam na natureza, foram fabricadas pelo ser humano. Um exemplo é uma linhagem de bactérias de um gênero Pseudomonas, capazes de produzir enzimas que quebram ligações químicas das moléculas de um subproduto do náilon (o náilon começou a ser produzido na década de 1940). Em um experimento de laboratório, linhagens dessa bactéria que não fabricam a enzima foram cultivadas por várias gerações em ummeio de cultura com esse subproduto, até que um mutante capaz de digeri-lo apareceu. Foi o material sintético que provocou o aparecimento desse mutante? Justifique sua resposta.

Não foi o material sintético que ocasionou o aparecimento desse mutante, e sim o material agiu como um catalizador.

03. (Fuvest-SP) Uma colônia de bactérias em que todos os indivíduos se originaram de uma únicacélula era incapaz de metabolizar lactose. Durante varias gerações, essas bactérias foram cultivadas em meio que continha glicose e lactose. Dessa cultura, foram retiradas duas amostras com quantidades iguais de células, que foram transferidas para novos meios de cultura: o meio A continha apenas glicose e o meio B apenas lactose como únicas fontes de carbono. O gráfico abaixo mostra as curvas de...
tracking img