Livro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Introdução ao Projeto de Urbanismo
Código da Matéria: 02300F
Professora: Maria Cecília Levy
Aluna: Sâmela do Nascimento Rodrigues
RA: 4609298
Fichamento: LYNCH, Kevin. A Imagem da Cidade. São Paulo, Martins Fontes, 2010
Capítulo I – A Imagem do Ambiente

- Igual a uma obra arquitetônica, a cidade é uma construção no espaço, uma construção em grande escala, que só é perceptívelno decurso de longos períodos de tempo. Seu design é arte temporal.
- A cada instante

Capítulo 1 – A imagem do Ambiente
Como obra arquitetônica a cidade é uma construção em grande escala no espaço,só percebida no decorrer dos longos períodos de tempo sendo seu design uma artetemporal. Nada é vivenciado em si mesmo, mas sempre em relação aos seus arredores,às seqüências de elementos, àlembrança de experiências passadas. Cada cidadão temvastas associações com alguma parte de sua cidade e o cidadão faz parte desse cenário.A cidade não é apenas um objeto percebido, ela pode ser estável por algum tempo masestá sempre se modificando nos detalhes.

Legibilidade – (este livro vai examinar a qualidade visual da cidade norte-americana, vai se concentrar principalmente em uma qualidadevisual especifica: aclareza ou “legibilidade”)Ainda que a legibilidade não seja, de modo algum, o único atributo importantede uma bela cidade, é algo que se reveste de uma importância especial quandoconsideramos os ambientes na escala urbana de dimensão, tempo e complexidade, paraque isso seja compreendido devemos levar em consideração a cidade do modo comopercebem seus habitantes.No processo deorientação, o elo estratégico é a imagem ambiental, o quadromental generalizado do mundo físico exterior de que cada indivíduo é portador. Anecessidade de reconhecer e padronizar nosso ambiente é tão crucial e tem raízesprofundas arraigadas ao passado, que essa imagem é de enorme importância prática eemocional para o indivíduo.Uma imagem clara nos permite uma locomoção mais rápidae fácil: encontrar acasa de um amigo, um policial, contudo, um ambiente ordenadopode fazer mais do que isso como por exemplo servir como um vasto sistema dereferências.Uma imagem clara do entorno constitui uma base valiosa para odesenvolvimento individual.Uma boa imagem ambiental oferece a seu possuidor umimportante sentimento de segurança emocional, pode estabelecer uma relaçãoharmoniosa entre ele e o mundo à suavolta.Na verdade, um ambiente característico elegível não oferece apenas segurança, mas também reforça a profundidade e aintensidade potenciais da experiência humana.Potencialmente, a cidade é em si osímbolo poderoso de uma sociedade complexa.
As imagens ambientais são resultado de um processo bilateral entre o observadore seu ambiente. Este último sugere especificidades e relações, e o observador– comgrande capacidade de adaptação e à luz de seus próprios objetivos – seleciona, organizae confere significados àquilo que vê. Cada indivíduo cria e assume sua própria imagem,mas parece existir um consenso substancial entre membros do mesmo grupo. Essasimagens de grupo, consensuais a um número significativo de observadores, é queinteressam aos planejadores urbanos dedicados à criação de umambiente que venha aser usado por muitas pessoas.

Estrutura e identidade – Uma imagem ambiental pode ser decomposta em trêscomponentes: identidade, estrutura e significado. É conveniente abstraí-los para aanálise, desde que não se perca de vista que sempre aparecem juntos. Uma imagem viável requer, primeiro, a identificação de um objeto, o que implica sua diferenciação deoutra coisa. Em segundolugar, a imagem deve incluir a relação espacial do objeto como observador e os outros objetos. Por último, esse objeto deve ter algum significadopara o observador, seja ele prático ou emocional. Para ter valor em termos de orientaçãono espaço ocupado pelas pessoas, uma imagem precisa ter várias qualidades. Deve sersuficiente, verdadeira em sentido pragmático, permitindo que o indivíduo atue dentro...
tracking img