Livro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:
Lucíola é um romance típico do romantismo, publicado em 1862. Trata-se de um romance escrito em “primeira pessoa”, ou seja, o narrador da história é um personagem importante na mesma, Paulo. Ele narra em cartas dirigidas à senhora G.M (pseudônimo de Alencar) toda historia que viveu com Lúcia, que as publica em um livro com o titulo de Lucíola.
Paulo é o personagem-narradorde toda a história, saiu de Pernambuco com 25 anos e foi para o Rio de Janeiro, com a intenção de lá se estabelecer. No mesmo dia de sua chegada a corte, após o jantar, sai com seu amigo com a intenção de conhecer a cidade. Nas ruas da cidade vê passar em um carro uma moça muito bela, e essa é a primeira vez que ele vê Lúcia.
Dias depois, na companhia de outro amigo, o Dr. Sá, Paulo participada festa de Nossa Senhora da Glória e ele tem a oportunidade de contemplar a bela jovem pela segunda vez. Porém informando-se com o amigo, fica sabendo que se trata de Lúcia, a prostituta mais bela e cobiçada da cidade. Mesmo assim, para ele isso não parecia tão importante, pois ele ainda estava encantado com a aparência doce e calma que Lúcia passava para ele. E essa é a imagem que ele guardoudela.
Porém, depois de um tempo Paulo vai finalmente à procura de Lúcia dominado pelo desejo de possuir aquela mulher que tanto desejava. Após uma longa e agradável conversa, Paulo se surpreende e se encanta com a insistente doçura que parece cercar Lúcia. No dia seguinte ele volta à casa da jovem destinado a possuí-la, mas ela de primeira se opõe e parece até mesmo ofendida, Paulo achaestranho e se aborrece pela atitude da cortesã, e ela em resposta se atira nos braços do rapaz, já que era isso mesmo o que ele queria.
Apesar de conseguir o que desejava, Paulo passa a perceber que Lúcia já não é a mesma, e que carrega consigo uma expressão angustiada, totalmente diferente daquela que ele havia guardado consigo da primeira vez que ele a avistou. Antes de ir embora ele seantecipa para pagar-lhe, porém ela recusa com um doce aperto de mãos. E Paulo vai embora, ainda mais confuso com as atitudes de Lúcia.
Paulo vai juntando muitas informações diversas que contem sobre Lúcia, e essas vão intrigando-o cada vez mais por aquela misteriosa mulher. Depois de uns dias foi armada uma ceia na casa de Sá com alguns amigos, o problema é que a situação estava realmenteparecendo armada para que Paulo ficasse sabendo quem Lúcia era realmente. Então depois de um tempo Lúcia desfila nua entre os convidados. Mas logo depois, arrependida corre atrás de Paulo para se desculpar. Os dois então se amam no jardim mesmo, a luz do luar.
Depois de algum tempo, Paulo passa de certo modo a morar com Lúcia, e apesar das prevenções e restrições, ele esquece o preconceito alheio epassa a se envolver cada vez mais e mais com ela. Lúcia por sua vez, já o ama, e se entrega a ele de uma forma que ninguém que a conhecesse antes de Paulo entrar em sua vida imaginou que ela poderia se entregar.
Há momentos de desentendimentos, a maioria causados pela incompreensão de Paulo, que não entende que o amor que ela sente por ele a fez mudar em varias coisas. Uma delas, porexemplo, é que ela não pode mais suportar a idéia de se entregar sexualmente para ele, porque ela acha que ele não merece ter aquilo que vários outros já possuíram, para ela, ele merece mais. Então ela passa a amá-lo imensamente, porém na alma e espiritualmente, deixando o físico de lado. Para ele, isso era totalmente incompreensível no começo. Mas depois entende que o amor dela por ele é algo sublimee que ultrapassa qualquer desejo e promete respeitá-la, mesmo porque sua misteriosa doença já se fazia presente.
Lúcia, certo dia resolver revelar seu passado a Paulo, e depois disso ficou mais fácil ainda entender os sentimentos conturbados dela. Lúcia chamava-se na verdade Maria da Glória, e vivia feliz com seus pais até os seus 14 anos de idade, quando em 1850, a terrível febre amarela...
tracking img