Livro Vol 8 Cap 5pdf

8292 palavras 34 páginas
Gestão Administrativa, Logística, Transporte e Consultoria - Volume VIII

Capítulo 5
Técnicas de Logística

Este capítulo busca levar o leitor a refletir sobre algumas técnicas utilizadas na vida prática do logístico e de maneira bem diferenciada, e apresenta possíveis soluções alternativas e/ou complementares para problemas logísticos por meio de um estudo de caso.

“A estação do ano adequada não é tão importante quanto às vantagens do terreno; estas não são tão importantes quanto às relações humanas harmoniosas”. (Sun
Tzu, Arte da guerra)

120

Prof. Dr. Marcelo A. de Felippes

5. 1 INTRODUÇÃO
A Logística é uma ciência repleta de paradigmas. Até mesmo a sua conceituação não recebe unanimidade.
De acordo com a definição de Logística adotada, em 1998, pelo
Council of Logístics Management, “Logística é a parcela do processo da cadeia de suprimento que planeja, implanta e controla o fluxo eficiente e eficaz de matérias-primas, estoques em processo, produtos acabados e informações relacionadas, desde seu ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender aos requisitos dos clientes”. Observa-se que este conceito foi estipulado concordante a um sentido estrito em relação àquele adotado ao longo da história da humanidade, no qual a Logística engloba atividades mais amplas, não somente em relação ao material, mas também ao pessoal, serviços, etc.
Atualmente, nenhum dos conceitos adotados basta para corresponder à complexidade dos processos logísticos que envolvem organizações civis e militares.
Você já parou para refletir que a logística está presente no seu dia a dia?

5.2 LOGÍSTICA COMO DIFERENCIAL NA CADEIA DE
VALOR
Algumas variáveis serão cada vez mais exigidas pelo mercado.
Observe a variável tempo. As pessoas estão cada vez mais impacientes e não suportam esperar muito tempo pelo seu produto.
Olha só! Você acredita que em muitos lugares do mundo o dinheiro está comprando o tempo? Como assim? Bem, um exemplo interessante. Você sabe o que é Gold

Relacionados