Livro virando a propria mesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 301 (75240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VIRANDO A PRÓPRIA MESA

DIGITALIZAÇÃO E REVISÃO
Argo, o "virador"

Este livro é dedicado a Antônio Curt, que teve a sabedoria de indicar o caminho do mar ao rio que insistia em transbordar para as margens.

Reconhecimentos
À Renée e à Susan, que sempre desejaram muito sucesso; à Irene, por sua dedicação extraordinária e eterna boa vontade de recomeçar quando deveríamos estar no fim;à Beth e à Edi, pela datilografia bem-humorada, que dava nova interpretação ao que eu tinha escrito; ao Zuzinho, por significar muito mais do que é capaz de imaginar; ao Gomes de Mattos, da José Olympio, pelo incentivo incondicional; à Liloca, pelo primeiro empurrão; a Clóvis, Arno, Batoni e Vendramin pela paciência da revisão, com o devido desconto de não terem bolado o famigerado título; aoGikovate, pelas dicas e reforços de ego; à Gregola, pelo saltitante e descabido otimismo; ao Richard Civita, Iara e companhias, pela editagem editorialmente edificante; e, por último e mais importante, ao pessoalzinho todo lá da Semco, sem os quais esta realizada não poderia ter sido obra. . .

Vide Bula
Composição: Quinze capítulos, escritos em nove dias, datilografados em três, e ainda nãodigeridos. Cada 0,1 mg de sarcasmo contém meia verdade. Para os crédulos, em forma de creme ou pomada, e para os descrentes, em forma de injeção intramuscular. Modo de ação: Lento e doloroso, requerendo sempre de 12 a 24 meses além do previsto para surtir efeitos tranqüilizadores.
Indicações:

Burocratice crônica, estressite aguda, hipertensão administral e hipertrofia organizacional. Posologia:Para adultos e crianças acima de 12 anos (em cargos de direção), uma vez só. Mais do que uma dose pode gerar crises de devaneio inverossímil.
Contra-indicações e reações adversas:

Durante a leitura podem surgir crises de urticária, subidas abruptas de calor menopáusico, inchaço de olhos esbugalhados, insônia diurna, distúrbios gastrintestinais, taquicardia, palpitações sem palpites e,principalmente, dor de cabeça.
Tendo lido o livro e persistindo os sintomas, procure orientação médica.

Sumário
Prefácio 1 Memórias de um Velhinho de 28 Anos 2 Peixe Fora D'Água 3 Ficando Grisalho 4 Rumo à Obsolescência 5 Vai um Fordeco Aí? 6 Repensando a Empresa Familiar 7 Filosofia na Empresa — Vamos Ser Práticos? 8 A Gestão Participativa Existe ou É Só Papo Furado? 9 Um Dia na Vida de umEstressado 10 As Doenças da Empresa — Como Diagnosticá-las Antes do Estado de Coma 11 Mexendo com o Bicho Gente 12 Marketeiros, Marketólogos e Markeopia 13 Os Retalhos Finais 14 Quem Está se Preparando para o Futuro? 15 A Experiência Prática da Semco Posfácio
13 15 30 40 53 67 87 111 130 150 179 203 225 239 251 259 274

À Guisa de Prefácio
Virando a Própria Mesa é um livro que fala por si, e que, narealidade, dispensa apresentações. Dependendo da atitude mental de quem o lê, pode ser aceito como uma contribuição válida a novos conceitos de administração, ou rejeitado como cheio de fantasias temerárias, que não levam em conta os ditames da experiência. Mas não é livro de deixar o leitor indiferente. Pelo contrário. Provocativo e estimulante, inovador e iconoclasta, tem o sabor dairreverência e da espontaneidade. Relatando, ainda em plena mocidade, suas experiências pessoais e empresariais, sem esperar que o tempo as cristalize, Ricardo Semler consegue uma vivacidade de apresentação muito sedutora, e prende o interesse e a atenção do leitor, independente de se concordar ou não com as idéias que sugere e defende. Não vou opinar sobre essas idéias, nem discuti-las nestas brevesconsiderações, embora me seduzam bastante. O leitor deve chegar a suas próprias conclusões. Algumas dessas idéias são mais revolucionárias do que outras, e em quase todos os casos sua aplicação é demasiado recente para se poder aferir com segurança seus resultados e conseqüências. Mas é muito sintomático o que Ricardo Semler conseguiu, nas empresas que dirige, em termos de crescimento. Em parte...
tracking img