Livro segungo o contrato social

1072 palavras 5 páginas
Livro segundo
No segundo livro “Onde se trata da legislação” (p.39-61), nesse livro Rousseau apresenta a parte jurídica do estado do Estado Civil e ela se desmembra em 12 capítulos.
1º capítulo
A soberania é inalienável.
No primeiro capítulo apresenta que a soberania do povo é indivisível porque a vontade declarada é um ato de soberania e faz lei .

2º capítulo
A soberania não é indivisível.
Não segundo motivo não é mais que uma vontade particular por causa de um decreto.

3º capítulo
Se pode errar a vontade geral.
No terceiro diz que a vontade geral não erra, só vai errar se for iludido por alguns demagogos, mas em sua essência ela é infalível.
4º capítulo
Dos limites ao poder soberano. No quarto capítulo mostra um pouco sobre o limite do poder do soberano para que este não acabe com a soberania ou a vontade geral do povo.
5º capítulo
Do direito da vida e de morte. No quinto capítulo coloca a questão da pena de morte.
6º capítulo
Da lei. No sexto apresenta o conceito que Rousseau entende sobre lei que é a condição essencial para associação civil, pois o povo é submisso dela porque foi ele que criou.
7º capítulo
Do legislador.
No sétimo mostra o papel do legislador no Estado.

8º capítulo
Do povo. No oitavo ao décimo trata sobre o povo trabalhando a questão territorial sobre a constituição e outro.
Resumo
No entender de Rousseau, é constatado que, o instituidor sábio deve examinar se o povo receberá com aptidões as leis criadas, antes de fazê-las. Nessa passagem ele cita Platão, que se recusou a dar leis aos árcades e aos cirênios pois pr serem ricos , não aceitariam a igualdade entre os povos.
A maioriados homens, só são dóceis na juventude, ao envelhecer se tornam incorrigíveis. No caso de revoluções, ou o povo pode se reestabelecer, pois faz com que o horror substitua o esquecimento, um Estado onde houver guerra cívil, renasce das cinzas e restaura o se vigor e sua juventude, porém isso não pode ocorrer mais de duas

Relacionados

  • CRM Profissional de Sucesso
    986 palavras | 4 páginas
  • demostração de resultado
    4501 palavras | 19 páginas
  • Análise de Mercado na República Democrática do Congo
    13408 palavras | 54 páginas