Livro se eu tiver que escolher

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nem sempre é possivel tomar uma decisão que agrade a empresa e a familía.
Também é óbvio que não se pode esperar que um ser humano esteja preparado para uma escolha tão difícil. Talvez a maiorianunca se depare com escolha tão dramática, mas ao longo dos anos, escolhas difíceis vão sendo apresentadas e as decisões sempre acabam impactando a vida ao decisor e dos que estão ao seu lado de formaconcreta.
Assim Andre comte- Sponville apresenta quatro ordens que servem como uma ferramenta de análise e uma ajuda para tomada de decisão.
1- A ordem tecnociétifica,para dar a ideia correta de seuconteudo.
(Isto é possivel).
2- A ordem juridico política,a legalidade de determinada ação as leis do estado. (Isto é legal).
3- A ordem da moral, são as razões morais que impedem que os individuosse comportem com canalhas legalistas, ou que os povos coletivamente, tenham todos os direitos. (Isto é legítimo, uma coisa boa ou má).
4- A ordem da ética, a diferença entre a moral e a ética é que"MORAL" tudo o que se faz por dever.
"ÈTICA" Tudo o que se faz por amor.
(Isto me dá alegria).
Conflito entre as ordens responsabilidade e solidariedade.
A dificuldade, como foi dito, é quetodos estão nas quatro ordens no mesmo tempo e não há garantia de que elas vão todas na mesma direção, cada uma esta submetida a princípio e estruturações diferentes.
Sponville acha fundamental fazerdistinção entre responsabilidade e competência e explica por que considera a responsabilidade mais importante. Ser competente é ser capaz de resolver um problema; ser responsavel é poder tomar umadecisão, inclusive em situações de complexidade e incertezas quando várias ordens estão envolvidas ao mesmo tempo.
Assim a competência é necessária mais não é suficiente. É preciso assumir aresponsabilidade e assumir todo o poder que se tem, em cada uma das quatro ordens, sem ser confundidas sem reduzir todas elas a uma só e escolher caso a caso quando entram em contradição qual dessas quatro ordens...
tracking img